Brasil

"Ouvi crianças gritando", diz testemunha de crime em centro espírita em PE

Ação ocorreu na quarta-feira (5) e deixou quatro pessoas mortas e pelo menos oito feridas, em Jaboatão dos Guararapes

Por G1 PE 06/07/2017 17h59
'Ouvi crianças gritando', diz testemunha de crime em centro espírita em PE
Reprodução - Foto: Assessoria

O empresário Gilberto Oliveira mora em frente ao Grupo Espírita Amor ao Próximo (Geap), localizado em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ao chegar em casa após um dia de trabalho, ele presenciou a tentativa de assalto no centro, que deixou quatro pessoas mortas e oito feridas, na noite da quarta-feira (5). "Ouvi várias pessoas atirando e crianças gritando", declarou.

Oliveira contou com detalhes como ocorreu a ação dos bandidos. “No momento que abri o portão [de casa] comecei a escutar os tiros repetitivos. Eram várias pessoas atirando ao mesmo tempo. Foi um desespero. Vi um idoso baleado na perna e pais e mães conduzindo seus filhos de 2 e 3 anos. Foi uma coisa horrível. Foi muito triste”, recorda.

Gilberto estava guardando o carro da mulher na garagem. No começo, conta que não sabia ao certo se o barulho era de tiros ou de fogos de artifício. Quando percebeu o que estava acontecendo, trancou o portão da residência e orientou uma mulher, que estava em um veículo, a se abaixar.

“Tudo isso não durou mais de dois, três minutos. Um bandido correu para o lado da minha casa, lado Oeste. Vi dois deles sendo perseguidos. Um ficou baleado na porta da minha casa e o outro estava mais à frente, caído no chão”, recorda.

Entre os mortos estão um policial militar, de 45 anos, uma mulher, de 57 anos, e dois suspeitos de participar da investida, segundo a polícia. Um homem apontado como integrante da quadrilha acabou preso. Mais cedo, familiares das vítimas estiveram no Instituto de Medicina Legal (IML) para a liberação dos corpos. Eles preferiram não comentar o assunto.

O Geap sediava uma palestra, por volta das 21h30 quando dois suspeitos, que assistiam a programação da casa, anunciaram o assalto. O policial militar, que participava do encontro, tentou impedir a ação criminosa. Houve troca de tiros.

Ferido, o PM ainda foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife, e morreu por volta da 1h desta quinta-feira (6).

O crime aconteceu no fim da palestra. Segundo a delegada Gleide Angelo, responsável pelo início das investigações, pelo menos seis homens participaram da ação. Dois deles fingiram participar do evento. No momento do tiroteio, cerca de 150 pessoas estavam no Geap.

A ação

A delegada Gleide Angelo apontou que dois suspeitos ficaram no salão assistindo à palestra. No final da apresentação, um deles se levantou e anunciou o assalto. Eles começaram a recolher objetos das pessoas que participavam do encontro. Um deles mandou que todos levantassem as roupas para mostrar que não estavam armados. Nesse momento, o PM teria reagido.

Gleide Angelo disse, ainda, que a mulher que morreu estava no salão. O marido dela se encontrava do lado de fora do centro e foi rendido pelos bandidos, que apontaram uma arma para a cabeça dele. Quando houve a reação do policial militar, ela foi baleada.

Com os suspeitos que morreram no local, a polícia encontrou uma bolsa com celulares e objetos roubados. Eram cerca de 30 telefones. Eles também estavam com armas usadas na investida.

Policiamento

Em nota, a Polícia Militar informou que segue em busca dos outros suspeitos de participar do crime. A corporação também lamenta a morte do policial e afirma que policiamento em Piedade é realizado com Patrulhas do Bairro, motopatrulhamento, guarnição tática e com Grupo de Apoio Tático Itinerante.

"O Comandante do 6º Batalhão informa que vêm intensificando o policiamento na área e que vêm realizando prisões de traficantes e assaltantes em Jaboatão dos Guararapes, complementou que no mês de Junho não houve nenhum homicídio em Piedade. A PMPE afirma que dará atenção as denúncias feitas pela comunidade com relação a esta localidade", diz a nota.