Brasil

Corpo de menina morta com tiro na cabeça em casa durante operação é velado

Vanessa dos Santos foi morta com um tiro na cabeça durante um tiroteio na favela Camarista Méier, no Lins de Vasconcelos; A Divisão de Homicídios da Polícia Civil investiga o caso

Por G1 06/07/2017 11h16
Corpo de menina morta com tiro na cabeça em casa durante operação é velado
Reprodução - Foto: Assessoria

O corpo da menina Vanessa dos Santos, de dez anos de idade, está sendo velado na manhã desta quinta-feira (6) na capela 1 do Cemitério de Inhaúma, na Zona Norte do Rio. A menina foi morta com um tiro na cabeça durante um tiroteio na comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins de Vasconcelos. Ela chegou a ser socorrida por PMs em uma viatura da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) para o Hospital Salgado Filho, mas não resistiu aos ferimentos. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil investiga o caso.

No velório, a mãe de Vanessa carregava um telefone celular com a imagem da menina e dizia que não sabia o que ia ser de sua vida daqui para a frente.

"Perdi minha princesa. Vanessa era muito carinhosa,vaidosa. Queria ser modelo. Gostava muito de brincar. Era ela que cuidava de mim, parecia até que ela era a mãe. Agora, não tenho ideia do que vou fazer. A ficha ainda não caiu", disse Adriana Maria dos Santos.

A mãe da criança ainda não teve coragem de voltar para casa, onde a menina foi morta, e está hospedada na casa da madrinha da menina, Regineide, que também mora na comunidade, um pouco mais abaixo de sua casa. Adriana contou que soube por ela que o tiroteio ocorreu por volta das 15h, pouco depois de Vanessa ter chegado da escola. Ela estava trabalhando na hora do crime e só soube do ocorrido no fim da tarde, quando chegava em casa e uma vizinha lhe deu os pêsames.

"A madrinha contou que ela tinha chegado da escola e foi em casa trocar de roupa. Quando eu trabalhava ela ficava na casa da madrinha. Mas como a namorada do meu filho, que é menor, estava lá em casa, ela foi lá trocar de roupa. Preparou um Nescau e estava na rota calçando o chinelo quando levou o tiro na porta de casa. Com o impacto, ela caiu no barranco na frente da casa", contou a mãe.

Vanessa era caçula de três irmãos e vivia na Rua Maranhão, uma das vias da Comunidade Boca do Mato, que também integra o conjunto de favelas. A menina tinha acabado de chegar da escola quando foi baleada.

Segundo Adriana, a filha caçula era tratada como princesinha pelos irmos Igor, de 20 anos, e Marcio, de 18. "Tinha 15 minutos que ela tinha chegado em casa. Nem teve tempo de beber o Nescau", repetiu Adriana acrescentando que sua casa está cheia de buracos de bala nas paredes, sofá, espelho, computador. Ela contou que a madrinha da filha já prestou depoimento na Divisão de Homicídios.

A menina não é a primeira pessoa de sua família a ser vítima da violência no Rio de Janeiro. O tio dela, há cerca de cinco anos, também foi morto no Complexo do Lins. A informação foi confirmada pela avó da criança.

Em entrevista à rádio CBN na quarta-feira (5), o pedreiro Leandro Monteiro de Matos, 39 anos, pai de Vanessa, afirmou que os policiais estavam na entrada da casa da família, na comunidade Boca do Mato, e atiraram para dentro da residência.

“Não tem como eles alegarem que atiraram de longe e acertaram, que foi uma bala perdida. Não tem como, onde ela foi atingida, ter sido tiro dado de longe. E também pelo relato da madrinha que estava na hora, que presenciou eles atirando pra dentro de casa, e antes deles começarem a atirar ela pediu pra eles pararem. ‘Minha afilhada está aí, eu vim buscar porque ela chegou da escola agora’. Eles não deram tempo, já chegaram atirando", disse Leandro à rádio CBN.

No mesmo dia, moradores do Camarista Méier e colegas da menina de 10 anos morta em casa na comunidade do Lins, na Zona Norte do Rio, realizam um protesto. Os jovens gritavam o nome de Vanessa e pediam paz e justiça. Autoridades criticam

O secretário estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Átila Alexandre Nunes, classificou como "inaceitável" a situação relatada por parentes da menina. Na reunião, o pai da menina e a tia da criança, Tatiana Matos, reafirmaram que policiais militares invadiram a casa da família para trocar tiros com criminosos. No confronto, Vanessa acabou sendo baleada na cabeça e morreu - na manhã desta quarta-feira, Leandro disse acreditar que o tiro partiu da arma de um dos PMs.

"O episódio de ontem, da menina Vanessa, certamente não parece um episódio aceitável. Falando dos relatos da família, parece que foi completamente equivocado. Não cabe a um policial entrar na residência de uma pessoa sem ordem judicial, que é outra questão que todos aqui acompanham, ou seja, uma casa, numa favela, é uma residência e tem que ser respeitada. A casa foi invadida de certo modo, na prática, numa troca de tiros. E obviamente isso não pode ser aceito", enfatizou Nunes.

O secretário também chamou o caso de "sucessão de equívocos" e contou que irá solicitar à Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) mudanças em protocolos adotados em operações policiais. Como exemplo, Nunes entende que prisões de traficantes em comunidades podem ser postergadas, especialmente em horários de grande circulação de moradores.

O secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin também criticou a ação da PM no caso. Ele pediu uma ação ao Ministério Público estadual contra a Polícia Militar. A declaração levou à uma reação do corporação através de seu porta-voz, o coronel Ivan Blaz.

"Nós reunimos, eu acho que, com todos os comandantes de batalhões do Rio de Janeiro. Se faltou algum é uma excessão. Reunimos com o comando da Polícia Militar . Tentamos estabelecer o diálogo levando uma agenda mínima da Educação. Essa agenda mínima é: não atacar as escolas, não estacionar o caveirão (veículo blindado) nas escolas, não atacar no horário de saída e chegada. Mas, infelizmente, essa agenda mínima, que nós queríamos transformar num protocolo comum entre a Educação e a Segurança, não prosperou. Estamos acionando o Ministério Público para agir com uma ação criminal contra ações criminosas da polícia, reclamou o secretário Cesar Benjamin.

PM responde às críticas

"O senhor César Benjamin tem que se comportar como um gestor público. Chefe de uma pasta muito importante para a cidade do Rio. Ele tem que sentar com outros órgãos públicos para buscar melhorias para a população e não fazer da sua pasta um palanque político, fazendo ataques vazios. Esse policiamento foi atacado. Os tiros vinham de trás da casa onde estava a menina Vanessa. O tenente Márcio Luiz (atingido no ombro) entrou na casa. Quando eles estavam no interior da casa, a menina foi atingida por tiros disparados por criminosos que estavam do lado de fora", relatou o coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM do RJ.

A informação do coronel é diferente da nota divulgada pela assessoria das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). De acordo com a nota, o tenente não viu a menina Vanessa e nem entrou na casa dela, sendo atingido na porta "ao tentar entrar na residência".

"O oficial, que portava apenas um fuzil no momento da ação, durante um deslocamento para checar a reforma da base avançada na localidade Boca do Mato, ele e a equipe foram alvos de disparos de criminosos que estavam na parta alta da comunidade, mas não revidaram. Ao seguirem para localizar os bandidos, o tenente foi alertado por uma moradora sobre uma movimentação suspeita próximo à casa. Ao tentar entrar na residência, ele foi alvejado por três disparos de pistola no colete efetuados do interior da casa. Ao se virar para proteger duas mulheres que estavam do lado de fora e se identificaram como parentes da criança, o mesmo foi atingido por outros dois tiros nas costas, também de pistola, sendo um no ombro e outro também no colete. O tenente ressalta que não viu a menina nem o suspeito em nenhum momento do ataque", informou a nota da UPP.