Brasil

Ação policial causa confusão entre usuários na nova Cracolândia em SP

Polícia Militar buscava traficantes na Praça Princesa Isabel, Centro de São Paulo, neste sábado (17). Operação provocou tumulto entre dependentes químicos, que atiraram paus e pedras e feriram agente, segundo a corporação

Por G1 17/06/2017 12h40
Ação policial causa confusão entre usuários na nova Cracolândia em SP
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma ação da Polícia Militar (PM) para abordar suspeitos de tráfico de drogas na Praça Princesa Isabel, Centro de São Paulo, causou confusão entre usuários na manhã deste sábado (17) no local, que passou a ser conhecido como nova Cracolândia. Por meio de nota, a corporação informou que um policial militar foi ferido na cabeça por paus, mas não corre risco de vida (leia comunicado na íntegra mais abaixo).

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, o tumulto começou por volta das 9h30, quando policiais militares tentaram abordar indíviduos que estavam comercializando crack na praça. Pessoas envolvidas em ações sociais com dependentes químicos contaram ao G1 que momentos antes a GCM estava fazendo a limpeza da praça, o que acirrou os ânimos com os usuários que ocupam o local com barracas, além de consumirem drogas ali mesmo.

Em seguida, continuou a PM, os dependentes químicos começaram a correr pelo local e ruas do entorno. Por causa da confusão, o trânsito de veículos teve de ser desviado para outras vias. Ainda de acordo com a Polícia Militar, viaturas e cavalos da corporação foram atingidos por paus e pedras atirados pelos viciados.

PM

A PM informou que a tropa de choque e helicópteros foram acionados para ajudar a controlar a confusão. Por volta das 10h, a comunicação da corporação informou que o tumulto havia sido controlado. A assessoria não soube informar se os suspeitos abordados acabaram detidos ou se foram usadas armas de distúrbio urbano, como bombas de gás, para conter a confusão.

"A Polícia Militar informa que hoje, por volta das 9 horas, uma equipe da instituição, ao tentar abordar suspeitos de tráfico próximo a Praça Princesa Isabel, foram atacados por usuários de drogas com pedradas e pauladas. Policiais Militares, viaturas e cavalos do regimento da cavalaria foram atingidos. Com o ataque, o policiamento foi reforçado por outras equipes do policiamento e do choque da PMESP, trânsito local foi desviado e a situação controlada. Um Soldado da PM foi ferido a pauladas na cabeça e foi socorrido ao Hospital da Polícia Militar. Ele não corre risco de morrer", informa a PM por meio de nota divulgada à imprensa por sua assessoria.

GCM

Apesar disso, fontes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) informaram que a confusão persistia por volta desse horário, com correria de usuários em direção à Rua Dino Bueno, local da antiga Cracolândia.

"Ali virou uma região, que ao invés de estar no comando a turma da saúde, quem está dando o tom é a polícia, quer seja a PM, quer seja a GCM", disse o promotor Arthur Pinto Filho ao ser questionado pelo G1 sobre ação policial ocorrida nesta manhã na praça. "O que foi pactuado com a prefeitura e não está sendo cumprido é um trabalho social que deveria ocorrer ali".

Segundo o promotor "não é com dor e sofrimento que você faz o dependente se tratar", disse Pinto Filho sobre essa e outras duas ações policiais que já ocorreram na região da Cracolândia.

Nas outras duas operações anteriores também ocorreu confusão entre os usuários. Curiosamente todos foram feitas aos finais de semana. A primeira ação foi em 21 de maio, na antiga Cracolândia. Segundo ação ocorreu em 11 de junho, na Praça Princesa Isabel, onde está a nova Cracolândia. Em ambas tiveram registros de confusão com usuários.