Brasil
Hortas medicinais são implantadas em escolas com o apoio da Emater
Prática iniciada por alunos da rede pública será disseminada como referência nas comunidades

As mudas reúnem mais de 20 espécies e estão sendo utilizadas para implantação de Hortas Matrizes em escolas públicas, tendo como base as práticas disseminadas durante palestras promovidas em cada um dos municípios parceiros com o tema “Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Implantação de Hortas”, ministradas pelo engenheiro agrônomo e professor da Ufal, Clemens Fortes.
As Hortas Matrizes funcionam como unidades centrais utilizadas como referência para que as técnicas sejam replicadas nas comunidades. Implantadas nas escolas, as hortas irão receber cuidados dos alunos e, com a atuação de técnicos da Emater, serão levadas para os agricultores familiares, observando fatores como manejo do solo e água e conhecimentos agroecológicos.
“A ideia é que com o apoio das escolas os alunos aprendam e valorizem a medicina popular e, ao mesmo tempo, ajudem a disseminar a prática nas comunidades locais. Dentro do projeto, os técnicos da Emater vão multiplicar a iniciativa nas comunidades, estimulando o plantio de medicinais”, ressaltou a coordenadora de Projetos da Emater, Maria da Guia Fonseca.
Entre as doações estão mudas de romã, boldo brasileiro, amora, cidreira, babosa, moringa, capim santo, orégano e hortelã, todas utilizadas para implantação das hortas nos municípios nos dias 6 e 7 deste mês.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Alerta engenheiro
Viaduto da Avenida Leste-Oeste pode ser interditado
-
3Jaraguá Folia
Polo dos Maracatus divulga atrações para Jaraguá Folia 2025
-
4Enquete!
Diogo Almeida cresce cada vez mais como o pior participante do 'Big Brother Brasil 25'
-
5Litoral Sul
MPF recomenda medidas para impedir tráfego de veículos na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu