Brasil

Região da Cracolândia é alvo de nova operação policial neste domingo

Usuários foram retirados da Praça Princesa Isabel e atearam fogo em barracas

Por G1 11/06/2017 09h56
Região da Cracolândia é alvo de nova operação policial neste domingo
Reprodução - Foto: Assessoria

A Cracolândia foi alvo de uma nova operação policial na manhã deste domingo (11) no Centro de São Paulo. Agentes da Força Tática e da Tropa de Choque da Polícia Militar, e da Guarda Civil Metropolitana chegaram às 6h na Praça Princesa Isabel, que reúne a maioria dos usuários de drogas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram presos dois traficantes e apreendidos 1,5 kg de droga e R$ 1,6 mil em dinheiro.

O quarteirão da praça foi isolado. Alguns usuários atearam fogo em barracas e uma grande fumaça pode ser vista de longe saindo da praça. Bombeiros estão no local para apagar o fogo.

Os usuários foram retirados da praça. Muitos seguiram em direção à Rua Helvétia. Funcionários da Prefeitura foram à praça fazer a limpeza do local. Há muitas barracas, cobertores e outros objetos espalhados.

O prefeito João Doria e o governador Geraldo Alckmin foram à região da Cracolândia após o fim da operação, por volta das 7h30. "Esse é um trabalho permanente, não vai resolver do dia para a noite. Não deve haver concentração porque facilita a vida do traficante e dificulta a abordagem", disse Alckmin. "Tem que ser o trabalho de tirar o traficante e não deixar ter arma. E de outro lado equipes multiprofissionais abordando."

Doria afirmou que as ações na Cracolândia vão continuar. "Não tem recuo. Vamos continuar avançando em ação medicinal, urbanística e social", disse o prefeito. "O fluxo vai diminuir. A intenção não é estabelecer novos endereços, é fazer ações contínuas para que as pessoas possam ser acolhidas, tratadas para garantir a sua sobrevivência. E a reurbanização de toda a área central, com habitação popular, CEU, creche e instalação hospitalar. Tudo em regime de parceria pública com investimentos privados."

Usuários estavam na Praça Princesa Isabel, na região da Cracolândia, quando a polícia chegou (Foto: TV Globo/Reprodução)

O secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, disse que o objetivo foi acabar com a estrutura de tráfico de drogas montada no local. "Como se monta estrutura como estava montada você vai facilitando isso. É o próprio pequeno traficante que termina abastecendo, aí não é lucrativo para a facção criminosa", disse o secretário.

Alves disse que os usuários não podem montar barracas e que o policiamento não vai permitir. "Vai continuar tendo policiamento reforçado. Guarda Civil vai monitorar a montagem de barraca. Se montar barraca, vai desmontar."

"O ambiente todo da Nova Luz está controlado. Eles vão sair. A Polícia Militar vai tirá-los dali", afirmou o secretário. Ele destacou que não houve disparo de nenhuma bala na operação deste domingo.

Policiais seguem em direção à Praça Princesa Isabel, na região da Cracolândia (Foto: TV Globo/Reprodução)

Funcionários da Prefeitura de São Paulo fazem limpeza na Praça Princesa Isabel neste domingo' (Foto: GloboNews/Reprodução)

A concentração de usuários na Praça Princesa Isabel começou no dia 21 de maio, quando foi feita a primeira grande ação policial na Cracolândia para a prisão de traficantes e apreensão de armas. Até então, a maior concentração era no cruzamento da Alameda Dino Bueno ou da Rua Helvétia.

Após ação policial, usuários caminham por rua da região da Cracolândia (Foto: GloboNews/Reprodução)

Polícia Militar isola a área próxima à Praça Princesa Isabel (Foto: GloboNews/Reprodução)

Agentes de trânsito orientam motoristas em desvios na área próxima à Praça Princesa Isabel (Foto: Lucas Sampaio/G1)

Usuários se espalham pela região central de São Paulo em meio à operação da PM na Cracolândia (Foto: Lucas Sampaio/G1)

Cronologia da Cracolândia

22/09/2016 - Doria anuncia fim do programa de Haddad para a região

Doria anuncia que acabará com programa da gestão Haddad Braços Abertos, que previa a reinserção social dos dependentes químicos da região da Luz por meio de emprego e moradia em hotéis do bairro.

26/04/2017 - Vídeos mostram feira da droga

Vídeos gravados pela Polícia Civil mostram a feira livre com venda de crack, maconha, cocaína e loló (versão barata do lança -perfume) numa “feira da droga” à luz do dia na Cracolândia. Os entorpecentes são colocados em pratos em locais que funcionam como “bancas” de feira.

09/05/2017 - Corpo de socorrista que desapareceu na Cracolândia é achado

Pai reconhece corpo de homem que foi achado morto após desaparecer na Cracolândia. Bruno de Oliveira Tavares tinha 34 anos e era socorrista numa empresa especializada em remoções clínicas e psiquiátricas. Ele entrou na Cracolândia após a mãe de uma usuária de drogas contratar a empresa para buscar a filha no local. Ele foi ao local numa quarta-feira, desapareceu e foi achado no domingo a cerca de 2 quilômetros do lugar do desaparecimento.

10/05/2017 - Policiais e usuários de drogas entram em confronto

Após denúncia de roubo de celular na área da Cracolândia, a Guarda Civil Municipal entra em confronto com moradores da região e usuários de drogas, que fazem barricadas com fogo usando restos de móveis. Quatro pessoas foram detidas.

21/05/2017 - Operação com 900 agentes da polícia prende 53 na Cracolândia

Megaoperação das polícias Civil e Militar contra o tráfico de drogas na Cracolândia resulta na prisão de 53 pessoas numa manhã de domingo, no mesmo fim de semana em que ocorria a Virada Cultural paulistana. O prefeito João Doria afirmou no dia que a Cracolândia "acabou". No mesmo dia da operação, um homem foi preso em Caraguatatuba apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas na Cracolândia.

22/05/2017 - Usuários de drogas se dispersam pelo Centro após ação policial

Na terça-feira, um dia após a megaoperação policial, usuários de drogas começam a se dispersar por outras áreas do Centro de São Paulo. Doria afirmou que iria utilizar uma manobra jurídica para tomar posse dos imóveis em caratér de emergência e cumprir o prazo.

23/05/2017 - Três pessoas se ferem após Prefeitura demolir muro sem aviso prévio

Dois dias após megaoperação, três pessoas se ferem na região da Cracolândia com a derrubada pela Prefeitura de um muro que atingiu um imóvel vizinho. Segundo testemunhas e o Corpo de Bombeiros, o imóvel ruiu após a demolição do prédio vizinho.

24/05/2017 - Doria e Alckmin deixam coletiva após protesto, Justiça proíbe demolições, manifestantes ocupam secretaria e secretária deixa cargo

Governador Geraldo Alckmin e prefeito João Doria deixam coletiva de imprensa para anunciar ações na Cracolândia após serem alvo de manifestação. Mais tarde, no mesmo dia, a Justiça proíbe remoções compulsórias e demolições de prédios habitados na Cracolândia. Cerca de 60 pessoas ocupam o auditório da secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no Centro de São Paulo. Eles reivindicam uma reunião com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. Horas depois, a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, Patrícia Bezerra, que havia autorizado a ocupação do prédio da pasta, pede afastamento do cargo.

26/05/2017 - Justiça aceita pedido de internação compulsória para usuários de drogas da Cracolândia

Justiça aceitou na noite desta sexta-feira (26) o pedido da Prefeitura de São Paulo para internação compulsória de usuários de crack, ou seja, à força, pelo prazo de 30 dias. O Ministério Público diz que irá recorrer da decisão.

28/05/2017 - TJ derruba decisão que autoriza Prefeitura a apreender usuários na Cracolândia para avaliação médica

O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a decisão que permitia à Prefeitura da capital apreender usuários de drogas da Cracolândia e submetê-los a exames.

02/06/2017 - MP entra na Justiça contra plano urbanístico da Prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público (MP) informou que entrou com ação civil pública, com pedido de liminar, para impedir que a Prefeitura de São Paulo dê início à implementação de projeto urbanístico para a região da Cracolândia, no Centro. Segundo a Promotoria, o objetivo é que a administração municipal promova participação popular para discutir o projeto urbanístico por meio de um Conselho Gestor.

09/06/2017 - Prefeitura instala contêineres na Cracolândia para atendimento de usuários

Os contêineres foram emprestados pelo menos até o fim do ano por uma rede de laboratório farmacêuticos. O prefeito João Doria visitou o local e garantiu que as abordagens dos agentes da Prefeitura para convencer os usuários a procurar os contêineres serão feitas "de forma individual, com respeito". A administração municipal promete oferecer transporte em peruas para facilitar o deslocamento dos dependentes químicos.