Brasil

José Dirceu prepara mudança e ação contra invasores de prédio

Informações foram dadas pelo ex-ministro Gilberto Carvalho, que visitou o petista na manhã desta sexta-feira

Por Correio Braziliense 05/05/2017 16h48
José Dirceu prepara mudança e ação contra invasores de prédio
Reprodução - Foto: Assessoria

Após a tumultuada noite de quinta-feira (4/5), que teve invasão ao prédio, tentativa de agressão e gás de pimenta, o ex-ministro José Dirceu recebeu a solidariedade de amigos em seu novo endereço, em Brasília, na manhã desta sexta-feira-feira (5/5). Entre eles, a do ex-ministro Gilberto Carvalho, segundo o qual advogados preparam ações cíveis e criminais contra os manifestantes que partiram para cima do colega petista e danificaram o carro dele, dentro da garagem do bloco onde Dirceu agora reside com a mulher e a filha, no Sudoeste.

Policiais militares usaram gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que ameaçava agredir o petista quando ele chegava da viagem de carro, vindo de São Paulo, por volta das 21h30 de quinta-feira. O tumulto começou em frente ao prédio e terminou no elevador que leva aos apartamentos. Dirceu precisou ser escoltado por policiais militares. "Os advogados vão pedir as imagens do circuito interno de tevê do edifício para identificar os agressores e processá-los", contou Carvalho. 

Ao menos 20 pessoas entraram na garagem no momento do desembarque do ex-chefe da Casa Civil. Outras 100 foram impedidas com o fechamento do portão eletrônico. Além dessas, moradores do bloco foram para o subsolo e hostilizaram Dirceu, além de fazer fotos e vídeos dele, amplamente divulgados em redes sociais. Mudança planejada  Gilberto Carvalho disse que Dirceu já pensa em se mudar para um bairro mais tranquilo. Ele ainda pediu para que manifestantes não voltem ao prédio. "O recado vale para todos, inclusive simpatizantes de José Dirceu. Agora, se vierem grupos para atacar, disseminar o ódio, vamos acionar a nossa militância (petista)", ponderou Carvalho.   Carvalho também falou que, com a decisão de permitir a José Dirceu recorrer em liberdade da condenação em primeira instância, determinada pelo juiz Sérgio Moro, o Supremo Tribunal Federal começou a agir contra "excessos" cometidos pela Lava-Jato (veja vídeo). Noite de confusão Condenado na Lava-Jato e no Mensalão, Dirceu estava preso desde agosto de 2015 em Curitiba e deixou o Paraná na quarta-feira (3). Passava das 21h30 quando o carro dele, que o trouxe, chegou ao edifício. Dirceu, que tem de usar tornozeleira eletrônica, estava preso desde 2015. Ele cumpria pena no Presídio de Pinhais, em Curitiba (PR).   Cantaria, fechamento de via, balão inflável, faixas, bandeiras, policiais militares fortemente armados, cavalaria. O sempre tranquilo Setor Sudoeste vive uma noite atípica nesta quinta-feira. O motivo: o anúncio da mudança do ex-ministro José Dirceu para a região administrativa com o metro quadrado construído mais caro de Brasília. Cerca de 200 pessoas se manifestavam na quadra 305. Mais da metade, moradores. Eles desceram dos blocos residenciais após ouvir a barulheira de ativistas, a maioria do movimento Na Rua, que participou das manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Roussef (PT), em 2016. Quem não foi para a rua passou de carro buzinando.