Brasil

Forrozeiro Geraldo Cardoso recebe título de cidadão honorário de Caruaru

Alagoano Geraldo Cardoso estará sendo agraciado com o título da cidade pernambucana no próximo dia 27

Por Assessoria 25/04/2017 15h25
Forrozeiro Geraldo Cardoso recebe título de cidadão honorário de Caruaru
Reprodução - Foto: Assessoria

A indicação foi do vereador Cecílio Pedro, único parlamentar eleito pela sigla do PMDB, entre os 23 que hoje fazem parte da bancada caruaruense; cujo município é administrado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), ela que também fará parte da solenidade do evento, a convite do presidente da Casa, vereador Lula Torres eleito pelo (PDT). “É uma grande honrar ser agraciado por um Parlamento, sobretudo que tem valorizado a cultura popular, cuja minha procedência artística, aliada ao carinho especial que eu tenho com aquele povo, com certeza motivou o vereador Cecílio a se manifestar junto com toda bancada, a fim de consolidar essa grande homenagem, que tanto só tenho a agradecer a Deus”, comentou emocionado Geraldo Cardoso.

Ele lembra que no início de sua carreira, o sonho era o de um dia cantar no Forró de Caruaru; porém, esse sonho hoje, confessa, ultrapassou as barreiras. Na realidade, Geraldo Cardoso se tornou um eclético profissional do forró; tanto no mês junino, período da alta estação desse seguimento musical, como agora no Carnaval. É que ele vem se consagrando pelos estados de Pernambuco e da Bahia, sobretudo em período carnavalesco, adotando um estilo exótico da coisa; trata-se do “Forrófrevando”. “Criamos este estilo musical há 9 anos, numa mistura de xote, baião, arrasta-pé, xaxado e frevo, cuja marca desse nosso trabalho, vem ganhando força popular em cidades como: Olinda, Recife, Bezerro e até se infiltrando para o interior da Bahia”, disse o artista quebrangulense.

A autenticidade do trabalho desse artista, nascido nas ribeiras do Rio Paraíba do Meio, em Quebrangulo, terra natal de Graciliano Ramos, o "Mestre Graça", vem do berço e está bem viva na alma desse "Matuto-Cantador", que é capaz de contagiar com a brejeirice de um Forré Pé-de-Serra, o público de todos os cantos do Brasil.

O artista genuinamente alagoano gravou músicas com mais de 100 artistas nacionais, dentre elas, “Lembrança de Nós”, música composta pelo Matuto de Luxo, em homenagem a seu genitor, José Cardoso de Albuquerque e gravada em parceria com Altemar Dutra Jr. no DVD gravado ao vivo no Sesc Maceió. Gravou o videoclipe dos 40 anos da ABERT ( Associação Brasileira de Rádio Televisão) pela Rede Globo que foi ao ar no Brasil inteiro, sendo o único alagoano a ser convidado em 2015 para gravar o São João do Nordeste apresentado pelo cantor Wesley Safadão que veio à Alagoas para entrevista-lo.

Geraldo Cardoso recebeu em 2009, a “Comenda Pedro Teixeira” em Maceió, e em 2011, “Troféu Luiz Gonzaga” também na capital alagoana; além da Comenda Graciliano Ramos dado pela Câmara municipal de Quebrangulo. Além desses, Geraldo Cardoso recebeu o troféu Gonzagão em Campina Grande, e também o certificado selo pacifista Francisco de Assis, dado pelo Movimento Pela Paz (MOVPAZ) de Alagoas.