Brasil

Doria quer testar celular para pagamento de transporte público em SP

Prefeito de São Paulo postou informação nesta sexta-feira (14) em seu Facebook

Por G1 14/04/2017 18h08
Doria quer testar celular para pagamento de transporte público em SP
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito João Doria (PSDB) informou que quer testar o uso do telefone celular para pagamento da tarifa de transporte público em São Paulo. A declaração foi publicada nesta sexta-feira (14) na página que o tucano possui no Facebook.

Em viagem de trabalho a Seul, capital da Coreia do Sul, Doria escreveu na rede social que conheceu “a carteira digital, tecnologia que vai reunir tudo no seu aparelho de celular: documentos, RG, CPF, cartões de banco e, inclusive, meio de pagamento para o transporte público, algo que queremos testar em breve SP.”

O prefeito informou que que tomou a decisão após visita a Samsung, empresa de tecnologia com sede em Seul. “Vamos transformar São Paulo em uma cidade digital, melhorar a vida dos paulistanos com a tecnologia e colocar esta megalópole no patamar que merece estar”, postou o político. “Hoje tivemos uma reunião com executivos da Samsung e conhecemos novas tecnologias que vão facilitar a nossa vida através da IoT- internet das coisas.”

Doria, que também gravou vídeos sobre a visita, informou que se reuniu com o Mirae Asset, um dos maiores fundos de investimento do mundo em Seul.

Fim dos cobradores

De acordo com o jornal a Folha de S.Paulo, a Samsung utiliza a tecnologia de uso do celular para pagamento no transporte público em Seul. Segundo a reportagem, a empresa sul-coreana e a prefeitura paulistana firmaram parceria para que os testes sejam gratuitos.

O prefeito ainda reafirmou a promessa de colocar wi-fi em praças, parques e estações de ônibus de São Paulo até 2020, informou a Folha.

Antes de embarcar para a Ásia, Doria havia dito que queria transformar cobradores de ônibus em motoristas em São Paulo. A ideia é acabar com a função de cobrador nos coletivos na cidade.

Essa é a segunda viagem internacional de Doria. Antes, ele tinha viajado aos Emirados Árabes para atrair investidores à São Paulo.