Brasil

Campanha de vacinação contra febre amarela no RJ tem boa adesão da população

Pessoas que vão viajar para áreas onde há surto da doença devem se vacinar

Por Agência Brasil 25/03/2017 16h46
Campanha de vacinação contra febre amarela no RJ tem boa adesão da população
Reprodução - Foto: Assessoria

A capital fluminense oferece, a partir de hoje (25), a vacina contra a febre amarela em todas as 233 unidades de atenção básica do município. Será possível tomar a vacina em qualquer clínica da família ou centro municipal de Saúde da cidade até o fim do ano. Neste sábado, postos de saúde já tinham grandes filas logo mesmo antes da abertura dos portões, às 9h. Crianças a partir de 9 meses a adultos de 59 anos são o público-alvo da campanha. Pessoas que vão viajar para áreas onde há surto da doença também devem se vacinar.

A aposentada Ana Maria Pimentel Celso 73 anos, visitará parentes em Minas Gerais e chegou cedo ao posto de saúde da Siqueira Campos, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. “Vim hoje, pois vou viajar. Vou a Uberlândia, é melhor a gente se prevenir”, disse Ana Maria, que elogiou a rapidez no atendimento.

Garçonete do restaurante ao lado do posto, Cleidiane de Carvalho, 29 nos, ficou sabendo da campanha pelas colegas e entrou na fila. “Já tomei ano passado, porque viajei, mas vim ver se preciso tomar novamente”, contou ela, pouco antes de ser informada de que quem tomou a vacina em um período de dez anos não precisa ser imunizado.

Cinco casos da doença foram confirmados na cidade de Casimiro de Abreu e uma pessoa morreu. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacinação continua a ser recomendada apenas para quem vai viajar para locais onde há risco de contágio ou exigência de vacinação e que a cidade do Rio de Janeiro ainda não registrou casos da doença.

Para o bancário Luiz Bonzan Sentanes, 51 anos,  a campanha deveria ter começado quando os primeiros surtos foram registrados em Minas Gerais e no Espírito Santo, no início do ano. “Com esses feriados, muita gente vem ao Rio. Mineiros frequentam muito a Região dos Lagos, onde tem muita incidência de mosquito também. Acho que essa imunização poderia ter sido feita há bastante tempo”.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até o fim do mês serão entregues 8,4 milhões de doses de vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde. Até o fim do ano serão distribuídos cerca de 78 milhões de doses.