Brasil

Governo confirma morte de macacos com febre amarela na Grande BH

Até o momento, doença não foi confirmada em humanos na região

Por R7 11/02/2017 00h42
Governo confirma morte de macacos com febre amarela na Grande BH
Reprodução - Foto: Assessoria

A Ses (Secretaria de Estado de Saúde) de Minas Gerais confirmou, nesta quinta-feira (9), as primeiras mortes de macacos causadas por febre amarela em Belo Horizonte, Betim e Contagem, cidades que compõem a região metropolitana da capital mineira. Apesar da ocorrência da doença em primatas, até o momento, ela não foi diagnosticada em humanos na Grande BH.

Nesta quarta-feira, o Governo confirmou 195 pacientes contaminados com febre amarela e 68 mortes em Minas Gerais. O estado lidera o número de ocorrências da doença este ano, no Brasil. Especialistas alertam que os macacos contaminados não transmitem a doença para seres humanos e que eles representam uma indicação dos locais para os quais o Governo deve voltar a atenção. Os humanos podem contrair a febre amarela caso seja picado por um mosquito que também picou um primata contaminado. 

Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou uma morte de primata não humano na cidade. O animal foi encontrado em uma casa na região de Venda Nova e encaminhado para análise, que comprovou a infecção por febre amarela.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, antes mesmo da confirmação dos exames, a administração local realizou vistorias minuciosas para identificar e eliminar criadouros e focos de mosquito Aedes aegypti, em um raio de 200 metros do local onde o animal foi encontrado, atendendo assim, 160 imóveis. Além disso, agentes comunitários de saúde orientaram os moradores da região a se vacinarem contra a doença e o Grupo de Arte e Mobilização realizou atividades de mobilização de combate ao Aedes aegypti na região onde o macaco foi encontrado.

Betim

A secretaria Municipal de Saúde de Betim informou que um animal morreu na cidade. Ele foi encontrado próximo à região onde fica instalada uma refinaria na cidade no mês de janeiro e encaminhado para o Centro de Zoonoses de Belo Horizonte para a realização de exames de rotina como raiva, toxicológico e febre amarela, sendo positivo para o último.

A Prefeitura de Betim explicou que vai reforçar a vacinação da população que vive no raio de um quilômetro do local em que o animal morto foi encontrado, assim como orienta a Ses. Para isso, a Unidade Básica de Saúde Petrovale estará aberta extraordinariamente neste sábado (1), das 8h às 17h para vacinar os moradores da região. A pasta ressalta que a medicação é destinada para as pessoas que residem na região Petrovale e que é importante a apresentação do cartão de vacina e do Sus (Sistema Único de Saúde). As outras unidades de postos de saúde continuam com funcionamento normal de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para saber quais Unidades Básicas de Saúde que têm sala de vacinas, a população pode consultar no site da Prefeitura de Betim.

Contagem

A Prefeitura de Contagem também confirmou a morte de um macaco na cidade e informou que todas as medidas necessárias para evitar a proliferação da doença em humanos.