Brasil

Corpo de piloto de avião que caiu com Zavascki é velado

Acidente aconteceu na quinta-feira (19) em Paraty, na Costa Verde do Rio

Por G1 22/01/2017 17h29
Corpo de piloto de avião que caiu com Zavascki é velado
Reprodução - Foto: Assessoria

O corpo do piloto Osmar Rodrigues, vítima do acidente aéreo que matou o ministro Teori Zavascki, em Paraty, na Costa Verde do Rio, está sendo velado desde as 15h10 deste domingo (22) em Bentópolis – distrito de Guaraci – no norte do Paraná. O sepultamento deve ocorreu por volta das 19h30 no Cemitério Municipal de Guaraci.

O corpo de Rodrigues foi liberado do IML por volta de 22h de sábado (21) junto com os corpos da massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk e da mãe dela, Maria Ilda Panas, que devem ser sepultadas em Mato Grosso.

O sepultamento de Teori Zavascki ocorreu no fim da tarde de sábado, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. O empresário Carlos Alberto Filgueiras, fundador do grupo Emiliano, foi cremado em uma cerimônia no cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste da capital paulista.

Entenda como ocorreu o acidente

O avião prefixo PR-SOM era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos.

Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo (SP), com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade do Rio de Janeiro. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas.

A Anac informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento da queda de uma aeronave na altura da Ilha Rasa por volta das 13h45 desta quinta-feira.

Imediatamente, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) enviou ao local do acidente uma equipe, a fim de prestar apoio na busca aos tripulantes da aeronave.

Testemunhas da queda disseram que não houve explosão. Uma delas afirmou ter visto o avião voando baixo ao fazer uma curva e batendo uma das asas no mar.