Brasil

Corpo do ministro do STF Teori Zavascki chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de hoje

Velório começou às 9h na sede do TRF4, em Porto Alegre

Por G1 RS 21/01/2017 10h05
Corpo do ministro do STF Teori Zavascki chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de hoje
Reprodução - Foto: Assessoria

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki chegou ao Rio Grande do Sul na manhã deste sábado (21), para o velório que será realizado no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. O presidente da República, Michel Temer, e outras autoridades devem comparecer.

O corpo de Teori chegou à Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, por volta de 7h20, onde estavam familiares. A presidente do STF, Cármen Lúcia, também aguardava no local. Após, o corpo seguiu em cortejo pela BR-116 para a capital gaúcha. Conforme a assessoria de imprensa do tribunal, após a chegada do corpo, a ministra já estava no local.

Segundo a assessoria de imprensa da Corte, a cerimônia está marcada para começar 9h e será inicialmente fechada para família e amigos. A partir das 11h, o local será aberto para visitação pública. O corpo será sepultado às 18h no Cemitério Jardim da Paz, também em Porto Alegre.

O ministro do STF morreu na quinta-feira (19), aos 68 anos, em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro. Viúvo desde 2013, Teori deixa três filhos. Ele se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

O presidente Michel Temer embarcará às 11h, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Porto Alegre, para acompanhar a cerimônia. A agenda oficial de Temer prevê que o presidente irá chegar ao velório às 13h.

Metade dos ministros do Supremo deverá vir ao Rio Grande do Sul para o velório de Teori. Relator da Lava Jato na Suprema Corte, Teori estava de férias e viajava para a casa de praia do empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do Grupo Emiliano.

Filgueiras também morreu na tragédia. Além dele e do ministro do STF, morreram outras três pessoas na aeronave: Osmar Rodrigues (piloto do avião), Maira Lidiane Panas Helatczuk (massoterapeuta de Filgueiras) e Maria Ilda Panas (mãe de Maira).

Carreira

Teori Zavascki  se tornou ministro do STF em 2012 por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff. O magistrado teve o nome aprovado no Senado com 54 votos favoráveis e quatro contrários. Ele substituiu o ministro Cezar Peluso, que havia se aposentado no mesmo ano.

Na carreira jurídica anterior ao STF, Teori se especializou em direito tributário. Ele foi indicado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas foi nomeado para a Corte Superior, em 2003, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No STJ, ele atuou na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em matérias de direito público. Entre as pautas julgadas pelo colegiado estão ações judiciais ligadas a servidores públicos, improbidade administrativa e tributos.

Natural de Faxinal dos Guedes (SC) - além de ter sido ministro do STF e do STJ -, Teori também presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.

Ele ingressou na carreira jurídica em 1971, em Porto Alegre, como advogado concursado do Banco Central, onde atuou por sete anos. No anos 80, o magistrado se transferiu para a superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil.

O acidente

O avião em que Teori Zavascki viajava, do modelo Hawker Beechcraft King Air C90, pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos. A aeronave de pequeno porte tinha capacidade para oito pessoas.

Segundo a Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 4 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense, por volta das 13h45. Chovia bastante no momento do queda, segundo imagens de radar.

Testemunhas da queda disseram que não houve explosão. Uma delas afirmou ter visto o avião voando baixo ao fazer uma curva e batendo uma das asas no mar.