Brasil

Conhecido por dublar o Pateta, ator Telmo de Avelar morre aos 96 anos

Dublador morreu na madrugada desta segunda-feira, 9, e também deu voz a Ludovico Von Pato, da Disney

Por EGO 09/01/2017 16h59
Conhecido por dublar o Pateta, ator Telmo de Avelar morre aos 96 anos
Reprodução - Foto: Assessoria

Morreu na madrugada desta segunda-feira, 9, o ator e dublador Telmo de Avelar, aos 96 anos, conhecido por dar voz no Brasil aos personagens Pateta e Ludovico Von Pato, dos desenhos da Disney. A informação da morte foi confirmada ao EGO por Cida Cabral, representante do Retiro dos Artistas, no Rio, onde o artista morava há três anos.

De acordo com Cida, o ator estava internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, no Rio, desde sexta-feira, 6, após ter algumas complicações no seu tratamento de um câncer. "Ele já estava com problema pulmonar, muita dor nas pernas, com desidratação. Foi um acúmulo de coisas", relatou a representante do Retiro dos Artistas. Ela informou ainda que Telmo deixa uma filha, que acompanhou o pai nos últimos dias no hospital.

Telmo de Avelar ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta no Brasil em 1970 e 1980 e também por dublar Ludovico Von Pato, ambos nos desenhos da Disney. Ele também trabalhou na TV como Fausto Paiva, um técnico de futebol, em "Irmãos Coragem", em 1970, e atuou em "Pai Herói", 1979, como o delegado Sandoval.

A dubladora, Mariangela Cantú, lamentou, em conversa com o EGO, a morte do amigo. "O Telmo era uma pessoa muito doce. Ele também era metódico demais, mas um metódico engraçado. Era uma pessoa que merece todas as homenagens. Nós dubladores formamos uma grande família", disse ela.

Outra amiga dubladora de Telmo, Flávia Antonelle, revelou outros trabalhos do artista. "Ele conheceu o Walt Disney em pessoa. O Telmo traduziu e adaptou músicas de vários clássicos, como 'O Rei Leão' e 'Aladdin'. Também fez direção de dublagem e escolha de vozes para os filmes. Uma curiosidade: foi o Telmo quem inventou o nome 'Dino da Silva Sauro' da 'Família Dinossauros'. Em inglês, o personagem se chamava Earl Sinclair", contou ela.