Brasil

Copacabana terá trânsito interditado às 22h do dia 31 para o réveillon

Bloqueios no bairro começam às 7h do último dia do ano

Por G1 27/12/2016 11h43
Copacabana terá trânsito interditado às 22h do dia 31 para o réveillon
Reprodução - Foto: Assessoria

 Prefeitura do Rio divulgou nesta terça-feira (27), em entrevista coletiva, o esquema logístico para a festa de réveillon de Copacabana. Os bloqueios começam às 7h de sábado (31), na Avenida Atlântica, na pista junto à praia, para área de lazer. A partir das 22h, a interdição é total nos acessos ao bairro. O único transporte público que permitirá a entrada nesse horário será o metrô, que tem venda especial de bilhetes.

Até as 22h, táxis e ônibus de linhas regulares podem entrar em Copacabana. Às 5h, após sete horas de interdição, voltam a poder circular.

Serviços de transporte particular, como o Uber, são considerados carros particulares, que terão bloqueios das 19h do dia 31 às 10h do dia 1º. As barreiras serão nos acessos ao bairro: Ipanema, Corte de Cantagalo, Túnel Velho e Enseada de Botafogo.

Também das 19h, às 10h, fica fechada a segunda pista da Avenida Atlântica, junto aos prédios.

Prefeitura divulgou esquema logístico para o réveillon do Rio nesta terça-feira (Foto: Reprodução)

O único palco – o número foi reduzido devido à crise – está sendo montado em frente ao Copacabana Palace e terá como atração principal o Grande Encontro, com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Balsas espalhadas pela orla lançarão 13 mil fogos a partir da meia-noite, durante 12 minutos – quatro a menos que no ano passado.

A expectativa da Riotur é que 865 mil turistas venham à cidade para a festa da virada e gastem cerca de R$ 2,5 bilhões. Copacabana deve receber 2 milhões de pessoas, segundo estimativa.

Segurança

Segundo a prefeitura, 600 agentes da Guarda Municipal já estão em atividade. No sábado, serão 1.598 agentes, entre guardas e pessoal para orientação do trânsito.

Três delegacias da Polícia Civil terão central de flagrantes: 12ª (Copacabana), 13ª (Ipanema) e 14ª (Leblon). Em dias normais, a 12ª DP faz, em média, entre 35 e 40 registros. No dia do réveillon, o número sobre para 280.

A Polícia Militar divulgará separadamente dados do esquema de segurança.

Saúde

Quatro postos médicos serão montados em Copacabana, com 120 profissionais de saúde, sendo 40 médicos. Os postos terão 32 leitos, sendo oito de suporte avançado, além de 36 poltronas de hidratação. Vinte e três ambulâncias de suporte avançado e nove de suporte básico estarão disponíveis.

No último réveillon, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram feitos 909 atendimentos e 64 remoções, das 17h30 do dia 31 até o fim do evento.

O Corpo de Bombeiros terá 320 militares nas áreas de concentração de público. O apoio na Enseada de Botafogo e em Copacabana será feito com 29 carros e quatro embarcações (para chamar os Bombeiros, ligue para 190).

Lixo

A Comlurb terá 3.863 garis, 646 profissionais de limpeza, 1.385 contêineres e 247 carros para retirar o lixo durante e após a festa da virada.

Outras festas

Além de Copacabana, outros nove palcos serão montados para festa de réveillon: Barra da Tijuca, Parque de Madureira, Flamengo, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Penha, Paquetá, Sepetiba e Pedra de Guaratiba.