Brasil
Incêndio faz um ano e reconstrução do Museu da Língua Portuguesa começa
Restauro será possível graças a parceria entre governos estadual e federal, e grupos Globo, EDP e Itaú

Um ano após o incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, a reconstrução do edifício começou nesta quarta-feira (21).
O trabalho de restauro será possível graças a uma parceria entre os governos estadual e federal, a Fundação Roberto Marinho, e os grupos Energias de Portugal (EDP), Itaú e Globo.
A reinauguração do museu deve ocorrer no primeiro semestre de 2019 e o custo total da obra será de R$ 65 milhões. Destes, R$ 34 milhões são investimentos da iniciativa privada.
A primeira fase dos trabalhos vai durar um ano e prevê a recuperação das fachadas e janelas. Durante este primeiro momento, não será preciso alterar a operação das linhas da CPTM e do Metrô na estação da Luz. A segunda etapa da obra será a construção da cobertura e a terceira, o interior do edifício.
Museu e incêndio
Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa abriu as portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas visitaram o espaço, consolidando-o como um dos mais visitados do Brasil.
No dia 21 de dezembro, um incêndio destruiu o prédio que abriga o museu, na Praça da Luz. O acidente começou em um corredor, às 14h52, com a troca da iluminação, quando uma fagulha, causada por um curto-circuito ou o estouro de uma lâmpada, caiu nas redes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele atuava como bombeiro do museu.
A estação da Luz ficou temporariamente interditada para os usuários de trens e metrô, e após a sua liberação, os acessos à estação pela Rua Mauá e pela calçada do Museu ficaram fechados.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela