Brasil

A partir de janeiro, limite de velocidade nas marginais de SP subirá

Futuro secretário da gestão Doria disse que expressas voltarão a 90 km/h

Por G1 20/12/2016 09h41
A partir de janeiro, limite de velocidade nas marginais de SP subirá
Reprodução - Foto: Assessoria

A partir do dia 25 de janeiro de 2017, o limite de velocidade subirá nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, conforme anúncio do futuro secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, nesta terça-feira (20).

Na pista expressa das duas marginais o limite volta a ser 90 km/h para veículos leves, na pista central da Marginal Tietê o limite será de 70 km/h e nas pistas locais, 60 km/h.

Na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite a conversão à direita, a velocidade será mantida em 50 km/h.                  

O limite de velocidade para veículos pesados será de até 60 km/h em todas as pistas, com exceção da local, onde será até 50 km/h.

Em julho de 2016, o prefeito Fernando Haddad (PT) reduziu o limite das velocidades máximas e um ano após a medida o número de acidentes com vítimas (mortas ou feridas) caiu 37,5% nas vias, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A iniciativa compôs o Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo.

Juntas, as marginais apresentaram 608 acidentes no primeiro semestre de 2015; nos primeiros seis meses de 2016 foram 380, segundo a CET. Segundo a companhia, o número de atropelamentos caiu também, passando de 27 para 9 no mesmo período.

No anúncio da regulamentação, a Secretaria dos Transportes havia defendido que a redução das velocidades máximas permitidas tinha por objetivo a melhoria das condições de segurança, e a redução do número de feridos e mortos.

Na ocasião, foram mostrados os resultados das alterações em outros países, como Suíça, Dinamarca, EUA e Suécia, adotadas na década de 80, que evidenciavam que uma menor velocidade do veículo poderia evitar acidentes abrandar danos físicos.

O início do programa de mudança de velocidade começa no dia 2 de janeiro, mas a readequação começa no dia 25.

Novos limites:

 

Marginal Tietê

Veículos leves

Expressa 90

Central 70

Local demais 60

Local faixa que margeia a calçada 50

 

Pesados

Expressa 60

Central 60

Local 50

 

Pinheiros

Leves

Expressa 90

Local 70

Local que margeia calçadas e pontes e estabelecimentos 50

 

Pesados

Expressa 60

Local 50.