Brasil

Raio-X mostra chave que preso engoliu em rebelião no interior do Paraná

Situação ocorreu na noite de domingo (11), em delegacia de Ponta Grossa

Por G1 12/12/2016 14h20
Raio-X mostra chave que preso engoliu em rebelião no interior do Paraná
Reprodução - Foto: Assessoria

Policiais contiveram uma rebelião na 13ª Subdivisão Policial (SDP) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, na noite de domingo (11). Durante a confusão, ao render um agente penitenciário, um dos presos roubou e engoliu uma chave.

Segundo a Polícia Civil, o tumulto começou por volta das 18h. Os detentos tentaram fugir enquanto um agente penitenciário do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) retirava um preso de uma das celas.

Nesse momento, os presos tentaram segurar o funcionário, que teve as roupas rasgadas e o molho com chaves de algemas tomado dele. Em seguida, os detentos tomaram o corredor em que ficam as duas celas e quebraram as câmeras de segurança.

Os presos só não conseguiram fugir porque o agente penitenciário teve a ajuda de um investigador de plantão, que estava armado.

Choque

A situação só foi normalizada com a chegada do Pelotão de Polícia de Choque, por volta das 19h. Depois da confusão, 10 presos foram transferidos para a Cadeia Pública Hildebrando de Souza.

Um deles foi o que engoliu a chave. Ela foi identificada no detector de metais do Hildebrando de Souza. O detento, então, foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde fez um raio-X que confirmou a ingestão da chave.

Ele deve permanecer internado no local até expelir o objeto. Segundo a polícia, o preso não estava algemado dentro da cela. A suspeita é a de que ele engolido a chave para usar em uma próxima tentativa de fuga ou para repassar para outro detento.

Antes do tumulto, havia 34 presos em duas celas, que têm capacidade para apenas seis pessoas. A Polícia Civil afirma que já pediu providências ao Depen.

Em nota, o Depen informou que "as transferências foram realizadas em caráter emergencial. Para que fossem realizadas, presos que estavam custodiados na Cadeia Pública Hildebrando de Souza foram remanejados para a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). Assim, dez presos da 13º SDP puderam dar entrada na Cadeia Pública".