Brasil

Michel Temer não irá a estádio para funeral da Chapecoense

Chegada dos corpos em aviões da FAB está prevista para as 8h de sábado

Por G1 02/12/2016 21h57
Michel Temer não irá a estádio para funeral da Chapecoense
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente Michel Temer não participará neste sábado (3) da homenagem às vítimas do acidente aéreo da Colômbia na Arena Condá, informou a assessoria de imprensa da Presidência da República. Temer deve recepcionar os corpos das vítimas e participar de uma cerimônia com honras militares no aeroporto de Chapecó, no Oeste catarinense.

O avião que levará o presidente a Chapecó deverá decolar de Brasília antes das 6h da manhã deste sábado (3), em uma viagem que deve durar 1h45. A previsão é de que ele esteja em solo 40 minutos antes do horário previsto para a chegada dos corpos, estimada para as 8h no aeroporto de Chapecó. Três aeronaves da FAB partiriam da Colômbia na noite desta sexta-feira (2) levando as vítimas brasileiras da tragédia.

A presidência não confirmou quais autoridades devem acompanhar Temer.

Veja íntegra da nota da presidência

O presidente Michel Temer participa, na manhã deste sábado, no aeroporto de Chapecó, da Cerimônia de Honras Fúnebres em homenagem às vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol e jornalistas para a partida contra a equipe do Atlético Nacional de Medellin.

Durante a cerimônia, o Presidente da República vai entregar às famílias a Medalha da Ordem do Mérito Desportivo como reconhecimento do governo federal e do povo brasileiro pelos serviços prestados ao País por todos os que estavam naquele vôo.

Recusa a suposto convite

O pai de um dos jogadores mortos no acidente aéreo com o time da Chapecoense disse ter recusado um suposto convite para participar de uma homenagem às vítimas na manhã deste sábado (3), na chegada dos corpos ao aeroporto de Chapecó, com a presença do presidente Michel Temer. Segundo Osmar Machado, de 66 anos, a cerimônia acontece antes do velório coletivo na Arena Condá, estádio do time.

O pai havia entendido que deveria ir ao aeroporto recepcionar Temer enquanto os corpos ficariam na Arena Condá --mas o procedimento não será esse.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira que Temer recepcionará os 50 corpos da delegação da Chapecoense no aeroporto da cidade.

Segundo o ministro, o presidente chegaria ao local por volta das 7h45 deste sábado. A informação não foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O primeiro dos três aviões com os corpos das vítimas está previsto para pousar na cidade catarinense às 8h. 

A reportagem também procurou a Chapecoense, que também participa da organização das homenagens, mas o clube afirmou não ter informações sobre o caso.

Medalha do Mérito Desportivo

O governo federal concedeu nesta sexta-feira (2) a Medalha do Mérito Desportivo à Chapecoense e às vítimas do acidente aéreo do último dia 29, em Medellín (Colômbia). A medida foi publicada em uma edição extra do "Diário Oficial da União" e é assinada pelo presidente Michel Temer e pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani. O avião que levava a Chapecoense a Medellín caiu na madrugada de terça-feira. Ao todo, 71 pessoas, entre atletas, jornalistas e tripulação, morreram, e seis sobreviveram.