Brasil
Estudantes e professor são detidos durante desocupação de escola em SP
Alunos ocupavam a Escola Estadual de Diadema, na Grande São Paulo, desde o início de novembro
Oito estudantes e um professor foram detidos na noite desta quarta-feira (30) durante desocupação da Escola Estadual de Diadema, na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), eles foram levados para o 1° Distrito Policial após reintegração de posse da instituição de ensino. Eles foram ouvidos e liberados.
A ação da Polícia Militar foi divulgada na página do coletivo "O Mal Educado" no Facebook. No post, um vídeo mostra um professor, contrário à ação dos policiais, sendo rendido e algemado por três oficiais.
A instituição foi ocupada no início de novembro contra a Medida Provisória que prevê reforma no Ensino Médio e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que foi aprovada em primeiro turno no Senado nesta terça (29), e implicará em cortes na saúde e educação nos próximos 20 anos. A escola estava ocupada, mas as aulas seguiam normalmente.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirma que "era um acampamento, protesto, não uma ocupação e as aulas estavam normais." A pasta alega que tinha feito uma reunião com os alunos "para mostrar que não faz parte de proposta do Governo Estadual [a PEC e a reforma], mas sim do Governo Federal".
O texto diz ainda que a Polícia Militar "chegou para conversar e negociar e tirar o acampamento. Alguns saíram normalmente e outros resistiram", mas que "todos acabaram retirando itens e saindo.”
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT