Brasil

Ex-ministro Guido Mantega depõe em SP em processo sobre Eduardo Cunha

Defesa de Cunha incluiu o depoimento de Mantega como testemunha

Por G1 23/11/2016 10h19
Ex-ministro Guido Mantega depõe em SP em processo sobre Eduardo Cunha
Reprodução - Foto: Assessoria

O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, depõe na manhã desta quarta-feira (23) como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), na ação penal da Operação Lava Jato.

Mantega é ouvido pelo juiz Sérgio Moro, que está em Curitiba (PR), por videoconferência. O depoimento estava previsto para começar às 10h. O ex-ministro chegou ao fórum da Justiça Federal de São Paulo, na região da Avenida Paulista, por volta das 9h50. Ele estava acompanhado do seu advogado e sinalizou que não iria falar com a imprensa.

A defesa de Cunha incluiu o depoimento de Mantega como testemunha pois o ex-ministro foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Preso, em 19 de outubro, Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

Mantega chegou a ser preso na 34ª fase da Lava Jato, em setembro. O juiz Sérgio Moro havia decretado pedido de prisão temporária do ex ministro depois de o empresário Eike Batista declarar ter pago US$ 2,35 milhões ao PT a pedido de Mantega.