Brasil

Deputados liberam visita de animais de estimação em hospitais

Decisão dos deputados derrubou um veto do Executivo

Por G1 23/11/2016 23h18
Deputados liberam visita de animais de estimação em hospitais
Reprodução - Foto: Assessoria

Os deputados estaduais do Paraná liberaram a visita de animais de estimação em hospitais. A votação ocorreu na sessão desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba.

A decisão do Legislativo derrubou um veto de Executivo. Trinta e dois deputados votaram contra o veto e sete a favor.

O projeto de lei do deputado Hussein Bakri (PSD) permite a visita de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) instalados no estado.

O Governo do Paraná havia proibido as visitas por considerar que a humanização da Saúde é um processo contínuo e que as insitituições da Saúde seriam afetadas nas normas de vigilância sanitária e nos custos.

Entretanto, Hussein Bakri justificou que a atividade terapêutica acompanhada por animais está dentro das práticas humanizadas incentivadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A proposta prevê que cada estabelecimento médico crie normas para a entrada dos animais de estimação para a visitação dos pacientes. Cachorros devem usar coleira e, quando necessário, enforcador e focinheira. Além disso, a vacinação atualizada e a higienização vão ser exigidas.

A partir de agora, o projeto retoma ao Executivo para ser promulgado. Caso o governador Beto Richa (PSDB) se recuse a fazê-lo, a proposta volta para a Alep, sendo a promulgação feita pelo presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB), de acordo com a Assembleia.