Brasil

Festejos na Serra da Barriga reunem manifestações culturais e políticas

Artistas, autoridades e grupos religiosos compareceram às homenagem ao Quilombo dos Palmares

Por Redação 20/11/2016 18h52
Festejos na Serra da Barriga reunem manifestações culturais e políticas
Reprodução - Foto: Assessoria

Como ocorre todos os anos, a Serra da Barriga, em União dos Palmares, recebeu na manhã e tarde deste domingo (20) uma multidão para participar dos festejos do Dia da Consciência Negra constituídos de atos religiosos, shows com bandas afro e manifestações políticas. Em meio, as comemorações grupos se organizaram em protesto contra o governo do presidente Michel Temer.

Entre as cerimônias oficiais, houve a assinatura de um protocolo de intenções para proteção da Serra da Barriga e de seu entorno e ainda a titulação de terras da Comunidade Tabacaria do município de Palmeira dos Índios que beneficiará 89 famílias quilombolas.

O ator global Henri Castel li foi neste domingo (20) junto com o governador Renan Filho na cidade de União dos Palmares para as comemorações do Dia da Consciência Negra. O ator foi ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, onde estão concentradas as atividades e autoridades.

O ator que é adepto do candomblé, deve se encontrar com sua guia espiritual e figura importante da luta contra o preconceito em Alagoas, Mãe Neide.

A visita do Ministro do ex-ministro da Cultura Marcelo Ca lero era esperada, mas com a mudança no ministério não há confirmação da presença de Roberto Freire que apesar de ter dado declarações no passado indicando achar desnecessária a existência do Ministério do qual agora responde pela pasta, aceitou de pronto o convite do presidente Michel Temer.

O ator global deve ficar em Alagoas até a segunda-feira (21) e em seguida volta para estúdio da Rede Globo, onde atualmente grava a novela Sol Nascente no papel de um tatuador.

18h às 20h – Apresentações Culturais: Viva Reaggae e Rock/ Viva Samba e MPB -Local: Praça Basiliano Sarmento

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a então presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.