28 de outubro de 2017 10:56

Penalidades a infrações de pedestres e ciclistas são regulamentadas

Nova lei deve valer a partir do ano que vem. A punição já estava prevista no código de trânsito há 20 anos, mas agora foi regulamentada.

Pedestres e ciclistas que não obedecerem ao código de trânsito podem ser multados a partir do ano que vem. A punição já estava prevista no código há 20 anos, mas agora foi regulamentada.

Na prática, os especialistas em trânsito ainda não sabem como vai funcionar essa nova lei, se vai haver fiscais nos cruzamentos de olho nos pedestres.

O Denatran prevê que o agente de fiscalização aborde o pedestre que desrespeitou a regulamentação do código de trânsito, ele é obrigado a se identificar e pode ser multado. Se já valesse hoje, atravessar fora da faixa de pedestres, por exemplo, custaria R$ 44. Ciclista andando fora da área de circulação, seria multado em R$ 130.

A nova regulamentação desagradou muita gente, mas tem razão de existir. No estado de São Paulo, só no último mês, em setembro, metade das mortes no trânsito foram por pedestres que se arriscaram fora da área permitida e acabaram morrendo.

A regulamentação deve valer a partir de abril do ano que vem, mas é interessante começar a praticar desde já.

Fonte: Jornal Hoje

Comentários