Turismo

Governadores aprovam financiamento para promoção do turismo e da cultura nordestina no exterior

Temas como redução de tarifas de energia e regras de transição do FPE também estiveram em discussão na assembleia do Consórcio Nordeste

Por Fábia Assumpção / Agência Alagoas 06/02/2026 02h11 - Atualizado em 06/02/2026 02h13
Governadores aprovam financiamento para promoção do turismo e da cultura nordestina no exterior
Nordeste tem apresentado um crescimento expressivo de turistas estrangeiros - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Os nove governadores do Nordeste aprovaram nesta quinta-feira (5) um financiamento para promoção da cultura e do turismo no exterior. A proposta foi apresentada na primeira assembleia geral do Consórcio Nordeste em 2026, realizada no Centro de Eventos do Hotel Jatiúca, em Maceió.

O financiamento será de R$ 450 mil, valor que será rateado entre os nove estados para produção de material de divulgação da região.

De acordo com a coordenadora da Câmara Temática do Turismo, secretária Bárbara Braga, o Nordeste tem apresentado um crescimento expressivo de turistas estrangeiros, chegando a 300% em alguns estados, como a Paraíba. "É preciso ampliar a divulgação das potencialidades da região no exterior e estaremos fazendo uma divulgação das nossas festas juninas na Argentina", anunciou a secretária.

Na assembleia, os governadores discutiram também outros temas importantes para a região, como as regras de transição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), em discussão no Supremo Tribunal Federal(STF).

Foi aprovado o agendamento de uma reunião com o presidente do STF, ministro Fachin, para pedir o adiamento na análise da questão, prevista para o dia 1º de março.

Foi proposta ainda que a Câmara Temática que reúne os secretários da Fazenda apresentem uma proposta para que os estados nordestinos não tenham perdas com as mudanças das regras do FPE.

Outra discussão entre os governadores foi o processo, em tramitação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de redução de tarifas para a região Norte, deixando de lado os estados do Nordeste.

De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, enquanto os estados do Norte poderão ter uma redução de energia de 20%, esse índice não chegará a 5% no Nordeste.

No encerramento da reunião, o presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Dantas, agradeceu a presença dos governadores na primeira reunião de 2026. "Asseguro que todos os compromissos firmados nessa primeira assembleia serão cumpridos".