Turismo

Festas de fim de ano geram renda e atraem turistas

Alagoas está na rota dos réveillons mais famosos do Nordeste e tem previsão de gerar mais de R$ 200 milhões

Por Claudio Bulgarelli / Tribuna Independente 25/12/2025 08h23 - Atualizado em 25/12/2025 13h27
Festas de fim de ano geram renda e atraem turistas
Réveillon em Alagoas tem atraído a cada ano mais turistas brasileiros e estrangeiros, além dos nativos - Foto: Divulgação

Os grandes eventos de fim de ano em Alagoas, que começam com o week réveillon e, as várias festas da virada, marcado pelo pioneiro desses eventos, o Celebration, e pela entrada do internacional Day Zero, colocam o Estado na preferência de turistas de todo o Brasil na hora de fazer suas reservas, desbancando estados festeiros como Bahia, Ceará e Pernambuco.

Além disso, os vários réveillons em Alagoas geram milhares de empregos temporários, impulsionando setores como hotelaria, bares, restaurantes, segurança, beleza, comércio e artesanato. Os grandes eventos, por exemplo, movimentam mais de 5 mil vagas diretas, e outras tantas indiretas, com um impacto econômico total, na virada do ano, de centenas de milhões de reais, beneficiando um vasto ciclo de trabalhadores e o estado como um todo, com grande expectativa para a alta temporada de 2025/2026.

As festas geram milhares de postos de trabalho durante a temporada em diversas áreas, desde staff de eventos e segurança até garçons, camareiras e ambulantes, beneficiando hotéis, restaurantes, bares, salões de beleza, transporte e o comércio em geral, como lojas de bebidas, alimentos, artesanato e roupas do bordado filé ao crochê.

Nos últimos anos, o setor turístico em Alagoas tem mostrado crescimento expressivo, com aumento de leitos e meios de hospedagem, impulsionando ainda mais a geração de empregos na alta temporada. E, é claro, que as festas de fim de ano representam boa parte desse crescimento, com ótimo retorno econômico. Por exemplo, só esses eventos geram receita milionária, com estimativas para a alta temporada de R$ 300 milhões ou mais, reforçando a importância do setor para o estado.

O Réveillon é um dos principais motores da economia de Alagoas na virada do ano, sendo tão estratégico quanto o Carnaval para outros estados. E, em Alagoas, as festas são muitas, e cada vez maiores. Elas acontecem em Maceió, com cinco eventos, e em Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel, que fazem parte do roteiro para celebrar a virada do ano em grande estilo. Sem contar as festas nos hotéis, como o Jatiúca, o Maceió Mar Hotel, o Ritz Lagoa da Anta, o Premier Best e o Sais Beach Living Hotel, novo empreendimento upscale de Maceió, que fará uma celebração do ponto mais alto e privilegiado do pedaço.

E tudo começa com o Celebration Week, no Café de La Musique, na praia de Pratagy, também em Maceió, que abre oficialmente as grandes festas, e fará um “esquenta” entre os dias 27 e 30 de dezembro, sempre a partir das 17h. Os ingressos são vendidos por noite ou em combos. Entre os artistas convidados estão Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Felipe Amorim e Zé Neto & Cristiano

Já o Celebration, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas por sua relevância sociocultural e impacto econômico, na Praia de Jacarecica, acontece na virada mais tradicional de Maceió. Esse ano, a programação de shows inclui nomes de peso, como Gusttavo Lima, Péricles, Zé Vaqueiro e Xanddy Harmonia.

Outra ótima opção pé na areia é a festa que acontece na Praia de Riacho Doce, litoral Norte de Maceió, o Nem Vem, com open bar premium. Esse ano, o line-up reunirá artistas como O Kannalha, DJ Mulú, Forrozão Getúlio Abelha, Rock Maracatu, DJ Libreana e DJ Mau Lope. Também em Maceió, o Réveillon do Alto, celebração tradicional no Motonáutica Lagoa Clube, no Pontal da Barra, que acontece desde 2017, em formato all inclusive e com vista privilegiada da lagoa. O line-up para a chegada de 2026 reúne nomes como Bruninho, Pagolada, Kel Monalisa e Berg Gonzaga.

Por fim o Réveillon Possa Crer, o alternativo de Maceió, que acontece no histórico bairro de Jaraguá, levando movimento, cor, alegria e muita festa para a Rua Sá e Albuquerque, a principal avenida do bairro. Com atrações locais e nacionais, o evento enaltece a diversidade.

No litoral Sul, o Réveillon Arcanjos, na Barra de São Miguel, em sua 6ª edição, será realizado entre 27 de dezembro e 2 de janeiro. Tida como uma das viradas mais exclusivas do Brasil, consiste em cinco dias de celebração pé na areia em estrutura com open bar e line-up com eletrônico funk e sertanejo. Peace & Disco, Matheus & Kauan e Nattan são algumas das atrações da festa que acaba na noite de Réveillon com shows de Léo Foguete e Syon Trio.

No litoral Norte três grandes festas. O Réveillon Mil Sorrisos, que é uma das mais famosas festas de fim de ano em Japaratinga, tem uma programação sempre com shows de artistas renomados, open bar premium e estrutura pé na areia. Este ano, a festa acontece de 27 de dezembro a 1 de janeiro, e, pela primeira vez, em dois locais: o Espaço Conchas e o Espaço Corais. No primeiro, ocorrerão as festas diurnas, que terão início à tarde e acabarão no começo da noite. O segundo será palco de atrações como Zé Neto & Christiano, Pedro Sampaio, Thiaguinho, Felipe Amorim, Nathan, Banda Eva, Ludmilla, Belo, Wesley Safadão e Léo Foguete.

O Réveillon dos Milagres, que acontece na praia do Marceneiro, é para quem gosta de exclusividade aliada a uma grande celebração com shows e open bar. Entre 27 e 31 de dezembro receberá artistas como Pedro Sampaio, Matheus Fernandes, Beleza Rara com Banda Eva e convidados. No dia 31, os integrantes do Monobloco, junto aos grupos Locos e Pontifexx, serão os responsáveis por animar a noite da virada.

E para finalizar o roteiro de eventos, o Day Zero Milagres. Este é um pós-réveillon em São Miguel dos Milagres para quem já estiver recuperado da festa da virada. O Day Zero acontece no dia 3 de janeiro, a partir das 16h, na paradisíaca Rota Ecológica dos Milagres. O festival combina música eletrônica de alto nível e um certo misticismo. Esta é a primeira vez que o evento aterrissa no Brasil, após conquistar o mundo com suas edições icônicas em Tulum, no México . Estão no line-up Anna, Honey Dijon e Traumer, entre outros.