Turismo
Tribuna Independente em projeto turístico
Projeto Tríplice Divisa será lançado no próximo dia 8 de novembro, na bifurcação dos acessos aos municípios de Mar Vermelho e Maribondo
Um consórcio turístico que agrega os municípios de Tanque d’Arca, Mar Vermelho e Maribondo, inserindo-os ao ecossistema de nascentes do rio São Miguel, e unindo os atrativos e as potencialidades que consolidam a interiorização do turismo na região. E o jornal Tribuna Independente, que comemorou seus 18 anos de existência em julho de 2025, sendo o único jornal diário impresso no estado, que em tempos de instantaneidade e algoritmos reafirma sua missão de ser uma fonte confiável, acessível e próxima da comunidade alagoana, valorizando o jornalismo feito com responsabilidade e compromisso público, está participando do lançamento deste importante roteiro turístico que vai beneficiar os 3 municípios da região do Rio São Miguel.
O Rio São Miguel foi o primeiro rio descoberto na história do Brasil, em 29 de setembro de 1501 por Américo Vespúcio. Suas nascentes estão localizadas na Serra do Frade em Mar Vermelho, em Tanque d’Arca, na fazenda Santa Fé, com 2 nascentes, na fazenda Bem-te-vi, com 5 nascentes e na exuberante nascente do complexo Bica dos Pobres, um balneário natural, em meio às rochas, que formam vários tanques de pedras.
Trajeto
No trajeto da nascente marvermelhense, temos o início da Tríplice Divisa, onde encontramos as Cachoeira da escadinha e do Boi, que atrai peregrinos, trilheiros e apaixonados pelo turismo de contemplação e aventura, que se juntam em grupos, justamente onde os rios se encontram, na Mata Verde, em Maribondo, formando o que chamamos de Tríplice Divisa, um projeto que transformará e será um marco dentro da interiorização, da regionalização do turismo da região.
Um turismo que unirá a rica história desta região, num trabalho da Instância Serras e Quilombos, contemplando o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de aventura, como o voo livre, o rapel, a escalada e o turismo religioso, misturando atrativos e potencialidades para a geração de emprego, renda e qualidade de vida para as pessoas.
O projeto Tríplice Divisa, se fortalece, pois agora, não é só o encontro de duas nascentes exclusivas de Mar Vermelho e Tanque d’Arca, pois no Matão do Meio, em Maribondo, existe uma nascente que alimenta o Rio Papagaio e forma a belíssima cachoeira da Rajada, desaguando no Rio São Miguel. Nada mais justo do que se dar vida ao Projeto Tríplice Divisa, que será lançado no próximo dia 08 de novembro, na bifurcação dos acessos a Mar Vermelho e Maribondo, pelo conhecido corredor da Mata Verde, dentro da fazenda Saboeiro, partindo por Tanque d’Arca. Este projeto irá transformar o fluxo turístico na região, chancelando e consolidando o que antes era só discussão ou sonho de trazer a regionalização do turismo em Alagoas.

Mais lidas
-
1Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
2Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
3Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
4Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade
-
5Estudo
Com aumento das chuvas, verão concentra 44% dos desastres por precipitação no Brasil, aponta estudo



