Turismo
ABETA promove cursos para fortalecer a segurança e a qualificação no turismo de aventura
Iniciativas fazem parte do programa Abeta Capacita e preparam gestores e guias para oferecer experiências seguras e sustentáveis, alinhadas às normas internacionais

O turismo brasileiro vive um momento de recordes e expansão, e para acompanhar esse crescimento de forma responsável e segura, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) está promovendo dois cursos fundamentais para o setor: Gestão de Riscos em Turismo de Aventura e Ecoturismo e Líderes em Turismo de Aventura.
As capacitações fazem parte do programa Abeta Capacita, que tem como objetivo qualificar gestores, condutores e guias de turismo de natureza em todo o país, reduzindo riscos, garantindo segurança e aprimorando a experiência dos visitantes. Os conteúdos são ministrados por especialistas credenciados e seguem as principais normas técnicas nacionais e internacionais do setor.
Gestão de Riscos em Turismo de Aventura e Ecoturismo
As atividades de turismo de aventura, por envolverem contato direto com a natureza e elementos imprevisíveis, exigem preparo técnico e gestão rigorosa. O curso de Gestão de Riscos aborda a norma ABNT NBR ISO 21101, Sistema de Gestão da Segurança, que é referência no país, além de outros requisitos legais e boas práticas.
Com início marcado para 7 de outubro, o curso tem 16 horas de duração e será ministrado pelos especialistas Evandro Schütz e Edmundo Dineli. O conteúdo inclui procedimentos operacionais, liderança, monitoramento e prevenção de acidentes, garantindo que profissionais estejam preparados para lidar com desafios em trilhas, atividades aquáticas, passeios off-road e outras experiências de aventura.
Líderes em Turismo de Aventura
Voltado especialmente para guias e condutores de turismo de natureza, o curso Líderes em Turismo de Aventura, anteriormente conhecido como Curso de Competência Mínima do Condutor (CMC), tem como foco o padrão de atendimento ao turista e a atuação responsável em ambientes naturais.
A capacitação segue as normas ABNT NBR ISO 21102, 21103 e 20611, e será conduzida pelos instrutores Thaynara Siqueira e Henrique Baumgartner. Com 30 horas de duração, o curso começa no dia 3 de novembro e abrange temas como cartografia, gestão da segurança, primeiros socorros, operação em unidades de conservação, identificação de flora e fauna e uso adequado de equipamentos.
O programa Abeta Capacita já promoveu diversas formações presenciais e online em todo o Brasil. No início do mês, por exemplo, a entidade realizou o curso Técnicas Fora de Estrada para Turismo de Aventura em Veículos 4x4, em Gonçalves (MG), ampliando o leque de especializações voltadas para a operação segura de atividades em ambientes naturais.
Essas iniciativas são fundamentais para manter o Brasil na rota do turismo sustentável e responsável, além de abrir novas oportunidades para estados como Alagoas, que vêm se destacando cada vez mais com experiências em ecoturismo, trilhas, canoagem, mergulho e turismo de aventura.
Com a qualificação de profissionais e a adoção de normas técnicas, o turismo de natureza em Alagoas tende a crescer ainda mais, atraindo visitantes que buscam aventura, segurança e contato autêntico com o meio ambiente.
Serviço
O quê: Gestão de Riscos em Turismo de Aventura e Ecoturismo I Online
Quando: 7 a 29 de outubro I 16 horas-aula
Inscrições e mais informações neste link
O quê: Líderes em Turismo e Aventura I Online
Quando: 3 a 24 de novembro I 30 horas-aula
Inscrições e mais informações neste link
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Produções
Geo Toy, um dos maiores estúdios de toy art no Brasil, apresenta LUGE, seu primeiro colecionável autoral
-
5Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'