Turismo
Governo de Alagoas participa da abertura do Rally dos Sertões, em Goiás

O Governo de Alagoas participou, nesta sexta-feira (25), da abertura da 33ª edição do Rally dos Sertões, em Goiânia (GO). O rally é a maior competição off-road das Américas, e vai ser encerrada, pela primeira vez, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), no dia 3 de agosto.
Na solenidade de abertura estiveram presentes o secretário de Governo, Vítor Pereira, que na ocasião representou o governador Paulo Dantas, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, e o secretário executivo de Comunicação, Cláudio Costa.

Segundo Vítor Pereira, o Governo de Alagoas realizou um importante trabalho de articulação para fazer de Alagoas o destino final da competição. “O governador Paulo sempre tem dito para que todas as secretarias busquem sempre levar Alagoas para frente. Vamos continuar investindo nesses eventos de grande repercussão nacional para que isso gere mais renda, mais emprego e melhore, acima de tudo, a imagem de Alagoas como um ponto de turismo, como um local para o turismo de alto valor agregado”, afirmou.
A competição reúne veículos das categorias motos, carros, UTVs e quadriciclos. O percurso cruza cinco estados, percorrendo cerca de 3.482 km, sendo 2.215 km de trechos cronometrados. A competição impacta também nas atividades turística e econômica dos municípios por onde passa, devido a uma caravana com mais de 2.000 pessoas entre pilotos e equipes de apoio.
Ainda na solenidade, Vitor aproveitou para falar sobre os avanços que Alagoas vem conquistando graças à união das secretarias. “Nesta edição, a largada acontece aqui em Goiânia e a chegada será em Alagoas, conectando dois estados que se destacam como referências em desenvolvimento social e econômico. Essa semana Alagoas conquistou o título de estado mais seguro do Nordeste. Isso é resultado de muito trabalho e investimento. Assim como Goiás, Alagoas tem investido fortemente em infraestrutura, mobilidade, saúde, rodovias e em ações que geram mais renda, emprego e qualidade de vida para os alagoanos. Esses esforços também beneficiam os turistas que nos visitam, tanto na alta quanto na baixa temporada”, pontua.
A movimentação não é apenas com participantes, mas também com telespectadores, imprensa e outros profissionais em geral. “No dia da chegada teremos uma festa de encerramento, que será no município de Marechal, com centenas de pessoas se hospedando no nosso destino, aproveitando nossa cultura, nossa gastronomia, nosso artesanato e nossas tradições, representando uma injeção de pelo menos R$ 1,5 milhão por dia de estadia. Desta forma fazemos com que mais visitantes conheçam nossos destinos de Norte a Sul, do nosso litoral ao Sertão. Sem dúvida alguma, esse evento chega para somar cada vez mais com o turismo do estado de Alagoas”, afirma a secretária Bárbara Braga.
Itinerário

Esta edição passa por cidades estratégicas como Unaí e Januária, em Minas Gerais; Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, na Bahia; Petrolina, em Pernambuco; e Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro, em Alagoas.
O evento termina na praia do Francês, valorizando regiões que contrastam ambientes de sertão e litoral.
Alagoas terá dois momentos na competição: o primeiro, no trecho entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL), com quase 420 km, sendo 280 km de trechos cronometrados. Os pilotos vão encarar trilhas que prometem exigir habilidade e resistência dos competidores.
O segundo trecho é de Delmiro Gouveia até Marechal Deodoro, com 280 km e duração de aproximadamente 4h. Além da prova, a competição também leva à cidade o projeto Sertões com o Brasil, com atendimentos de saúde e ações educativas e ambientais.
A programação é gratuita e aberta ao público, que poderá acompanhar de perto os bastidores da competição, a largada dos veículos e as ações sociais.
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos