Turismo
Corumbá (MS) é a quinta cidade a receber apoio do MTur em infraestrutura náutica
Cidade sul-mato-grossense é uma das localidades selecionadas pela Pasta para desenvolvimento de iniciativas que impulsionem o segmento
Acidade de Corumbá (MS) recebeu nesta quarta-feira (31.08) representantes do Ministério do Turismo e do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina. A visita dos técnicos teve como objetivo iniciar o desenvolvimento de projeto de infraestrutura de apoio náutico no município sul-mato-grossense. Além de Corumbá, outras quatro localidades já receberam visitas técnicas da Pasta: Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Alter do Chão (PA) e Peruíbe (SP).
Durante o dia, os técnicos visitaram o local onde será realizada a construção de uma rampa náutica: a Prainha do Porto Geral. O futuro equipamento facilitará a circulação de pequenas embarcações, moradores e turistas que visitam a cidade de Corumbá. Além deste mapeamento, a passagem da equipe pelo município contou com uma reunião com representantes das secretarias municipais para delimitar os próximos passos, bem como o levantamento de documentação necessária para dar andamento à iniciativa.
De acordo com a prefeitura local, por mês, cerca de mil embarcações chegam à Prainha do Porto Geral, seja para o lazer, esporte, pesca, turismo e os ribeirinhos. A expectativa é de que o novo espaço forneça aos usuários comodidade, segurança e infraestrutura adequada para melhor atender aos que frequentam o local. Além disso, a futura rampa se tornará referência para toda a região.
Porta de entrada do Pantanal brasileiro, Corumbá (MS) oferece aos turistas um pôr do sol inesquecível no Rio Paraguai. A bordo de um barco ou numa chalana, você poderá chegar aonde poucos chegam, e sentir o que poucos sentem navegando no remanso deste que é um dos principais atrativos da cidade. Além desse passeio náutico, os turistas podem aproveitar as pousadas pantaneiras, visitar o Mirante do Cristo Rei e o Museu de História do Pantanal.
TURISMO NÁUTICO
A atividade é caracterizada pelo contato com a água, seja salgada ou doce, e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.
Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.
Para se ter uma ideia deste potencial, a última temporada de cruzeiros marítimos no país contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando cerca de R$ 2,2 bilhões.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha