Turismo
Alagoas: Mapa do Turismo classifica 55 municípios
Maceió e Maragogi estão na categoria A, Arapiraca e Japaratinga são B e 38 são C, D e E
Do total de 55 municípios alagoanos inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, classificados por categorias de A a E, a Tribuna Independente já percorreu 17 deles, seis que entraram na edição de 2022: Atalaia, Belo Monte, Maribondo, Murici, Pariconha e São Miguel dos Campos e 11 que foram contemplados durante a pandemia da Covid-19 com o selo Safe Travel de certificação internacional: Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.
De todos os municípios, apenas dois se enquadram na primeira categoria, Maceió e Maragogi e mais dois na categoria B, Arapiraca e Japaratinga. Os restantes estão classificados na categoria C, D, e E. Isso significa que, para o Ministério do Turismo, as 38 outras cidades têm forte potencial turístico, mas precisam de maior infraestrutura para haver melhor aproveitamento das potencialidades.
Alguns municípios, no entanto, discordam dessa classificação, como São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, na Rota Ecológica e Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, no Litoral Sul, que possuem, depois de Maceió e Maragogi, o maior número de hospedagens do litoral alagoano.
A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir da quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Alagoas possui sete regiões turísticas: Grande Maceió, Lagoas Mares do Sul, Cânions do São Francisco, Agreste, Quilombo, Costa dos Corais e Região da Caatinga.
Edições
Nas próximas edições, a Tribuna Independente vai percorrer os municípios restantes do Mapa do Turismo. Na Costa dos Corais: Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Porto Calvo; na região Lagoas e Mares do sul: Coqueiro Seco, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe e Feliz deserto; no Caminhos do São Francisco: Piaçabuçu, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Pão de Açúcar, Traipu, São Brás e Porto Real do Colégio; na região dos Quilombos: Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Mar Vermelho, Ibateguara, São José da Laje e União dos Palmares; no Agreste: Palmeira dos Índios, Junqueiro, Arapiraca, São Sebastião, Campo Alegre, Boca da Mata e Lagoa da Canoa e na região da Caatinga os municípios inseridos são Mata Grande, Senador Rui Palmeira, Maravilha, Santana do Ipanema, Major Isidoro, Poço das Trincheiras, Olho d’Água das Flores e São José da Tapera.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha