Turismo

Prédios históricos de Maceió integram pacotes turísticos

Capital mistura os melhores ingredientes para uma viagem dos sonhos: belas praias e gastronomia

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 20/08/2022 09h00
Prédios históricos de Maceió integram pacotes turísticos
Catedral Metropolitana de Maceió, inaugurada em 1849, é um dos edifícios mais imponentes do Centro Histórico de Maceió, onde existe ainda a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Foto: Divulgação

Maceió, uma das cidades com a orla mais bonita do Brasil, é também uma capital que mistura os melhores ingredientes para uma viagem dos sonhos, já que apresenta praias paradisíacas, como a de Ponta Verde, Pratagy e Ipioca, hospedagens de nível internacional, com muitos hotéis premiados, ótima gastronomia, com chefs e restaurantes renomados, uma vida noturna bem agitada e passeios incríveis, tanto na própria cidade, como o passeio às piscinas naturais da Pajuçara e o Farol da Ponta Verde, bem como no chamado bate e volta para famosos destinos, como a praia do Gunga e a praia do Carro Quebrado.

Procurada durante o ano inteiro, a cidade conhecida como o “Paraíso das Águas” com certeza vai encantar turistas durante a viagem, sobretudo, sabendo que existem vários outros pontos de grande interesse, como a Catedral Metropolitana de Maceió, inaugurada em 1849, é um dos edifícios mais imponentes do Centro Histórico de Maceió, e hoje é o principal templo católico da cidade. Ou ainda Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que em termos de história, é mais antiga do que a Catedral Metropolitana, funcionando como capela no começo do século 19, sua construção foi finalizada em 1835. De estilo neoclássico na arquitetura, é um importante símbolo do catolicismo popular na região. Tem também a Igreja Bom Jesus dos Martírios, tombada como um importante patrimônio histórico de Maceió, possui uma linda arquitetura externa e interna, com início da construção em 1836.

Museu

Merece uma visita o Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do governo do estado, é uma das atrações mais visitadas do Centro Histórico. Tombado como patrimônio estadual, expõe móveis dos séculos 19 e 20, objetos, itens decorativos e quadros de grandes artistas alagoanos, como o famoso Rosalvo Ribeiro. E também o Teatro Deodoro, finalizado em 1910, o Teatro Deodoro é o principal prédio cultural de Maceió, no qual ocorrem até hoje diversas peças teatrais, apresentações musicais e outros eventos.

Parte do patrimônio estadual, possui o estilo neoclássico em seu interior e em seu saguão, é possível conhecer exposições culturais super interessantes.

Depois desse tour pelo centro, o bairro histórico de Jaraguá merece também uma visita, composto majoritariamente por prédios, casarões e monumentos históricos, surgiu em 1818, antes mesmo de Maceió passar a ser a capital do Estado.

Atualmente, a região possui diversos bares, restaurantes e centros culturais. Passando por lá, não deixe de conhecer a Associação Comercial de Maceió, Museu da Imagem e do Som, Arquivo Público de Alagoas, Casa do Patrimônio e o Memorial à República.

Por fim, não esquecer jamais, de ir ao Pontal da Barra, bairro conhecido por ser o reduto dos pescadores e rendeiras, possui um dos melhores pontos para apreciar o entardecer de Maceió.

De clima leve, o bairro passa a impressão de fazer parte de uma cidade do interior, com ruas estreitas, casinhas coloridas e muita tranquilidade.

A região concentra as tradicionais rendeiras, com a maior parte dos comércios oferecendo esses tipos de produtos. Além disso, é de lá que parte o Passeio de 9 ilhas, um tour de catamarã que passa por pequenas ilhas da lagoa Mundaú, finalizando com um pôr-do-sol de tirar o fôlego.