Turismo

Alagoas: novos destinos para as férias

Para fugir do calor do litoral, alagoanos e turistas escolhem pontos diferentes no estado e não apenas praias

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 12/02/2022 09h05 - Atualizado em 12/02/2022 16h32
Alagoas: novos destinos para as férias
Fazenda Guadalupe fica um pouco afastada da área urbana - Foto: Vanderson Araújo / Divulgação

Com praias abarrotadas de turistas, pousadas lotadas, restaurantes sem conseguir atender a demanda e um sol abrasador, que pode chegar a 35 graus facilmente ao meio dia, transformando a água da praia durante a maré baixa num bule fervendo, o Litoral Norte continua vivendo uma ótima alta temporada, que deve se estender até o início de março, com os dias do carnaval. Por outro lado, o verão tem afastado muita gente do litoral em busca de climas mais amenos e água mais gelada. Nesse contexto algumas pequenas agências receptivas têm levado turistas e locais para destinos mais amenos. Quatro deles aparecem em destaque. Atalaia, Boca da Mata, Mar Vermelho e Viçosa, devido, sobretudo, a presença de suas cachoeiras, trilhas e rios.

Segundo a agência online Flamingo Excursões, que inseriu vários destinos no calendário turístico alagoano, existe um número cada vez maior de locais e mesmo de turistas, que estão fugindo do calor, da aglomeração das praias e dos altos preços cobrados ao longo do Litoral Norte. A agência que leva um número menor de pessoas em suas vans, está vendendo pacotes antecipados para esses novos destinos, todos a pouco mais de uma hora de Maceió. Mas o que de bom de atrações nesses municípios.

Em Atalaia, a principal atração e o Santuário Ecológico Santa Tereza, uma fazenda com ambientes paradisíacos e uma represa natural de águas transparentes. São três piscinas ou represas. A principal possui trampolim, a segunda tem uma grande bica, além de uma vegetação mais fechada e a terceira tem a piscina bem menor que as outras e a menos usada. Mas o Santuário vai muito além das piscinas, já que possui um criadouro autorizado pelo Ibama, que tem como objetivo proteger animais que não possuem condições de retornar ao convívio da natureza. Cerca de 450 animais vivem no local. É possível encontrar mamíferos, répteis, aves aquáticas, tucanos, araras-azuis e vermelhas, além de grande variedade de outros pássaros.

Em Boca da Mata dois pontos chamam a atenção pela beleza: a Fazenda Guadalupe e o Banho Azul. A Fazenda Guadalupe fica um pouco afastada da área urbana com natureza preservada e muitas bicas de água, que formam piscinas naturais. Tem também um guia que leva os visitantes pelas trilhas e biólogos, já que a fazenda tem uma enorme quantidade de pássaros silvestres, além de pequenos animais. No mesmo município existe o Banho Azul, um destino descoberto recentemente pelos alagoanos e que já faz parte do pacote de algumas agências. O recanto natural faz parte de uma propriedade particular, o Sítio Boca de Ouro.

Mar Vermelho, clima serrano, rende denominação de “Suíça Alagoana”


Já Mar Vermelho é um município com cachoeiras, muitas serras e noites frias durante o Inverno. A principal atração do município, claro, é o clima serrano, que lhe rendeu a denominação de ‘Suíça Alagoana’. Poucos mais de 100 km de distância separa Maceió da principal cidade do circuito do frio alagoano. A cidade acaba se transformando numa agradável surpresa para os alagoanos e turistas, amantes temperaturas mais amenas, mesmo agora no verão. O município fica em uma região de Mata Atlântica e tem um grande potencial turismo ecológico, com trilhas, serras e cachoeiras. Tem um restaurante especializado em gastronomia mineira na serra da cidade, um dos pontos mais frios do município. Tem também a Lagoa Vermelha, que deu origem ao nome da cidade e uma estátua do Cristo Redentor.

ÚLTIMO DESTINO

Nosso último destino, Viçosa, tem a Cachoeira do Anel, que foi escolhida como uma das mais belas do Brasil, é uma das cachoeiras que devem realmente ser visitadas em Alagoas. Formada pelo Rio Caçamba, situada no povoado do Anel, na Fazenda Cachoeira Grande, a cachoeira fica a 14 km da zona urbana da cidade. Algumas excursões realizam trilhas ecológicas em direção a cachoeira, que fica localizada em área particular e sem nenhuma estrutura. Para se chegar lá é bom se preparar para uma boa caminhada, com subida e descidas íngremes. Mas a paisagem da mata atlântica compensa, com espécies nativas e flores tropicais exuberantes. E depois do cansaço vem à recompensa já que o lugar tem um visual incrível e banho é uma delícia, com água bastante fria.