Saúde
Alagoas enfrenta aumento de viroses gastrointestinais; crianças e idosos são os mais afetados
UPAs e hospitais de Maceió registram alta demanda por atendimento devido a diarreia, vômito e febre
Entre fevereiro e março de 2026, o número de casos de virose gastrointestinal em Alagoas apresentou crescimento expressivo, principalmente em Maceió. Unidades de pronto atendimento e hospitais têm registrado grande movimentação de pacientes com sintomas típicos da doença.
Os relatos indicam que muitos atendimentos envolvem diarreia, vômito, náusea, dor abdominal e febre, provocando preocupação especial com crianças e idosos, que têm maior risco de desidratação.
Profissionais de saúde apontam que o surto está ligado à circulação de vírus comuns do verão, como norovírus, rotavírus e adenovírus, que se propagam com mais facilidade em períodos de altas temperaturas e maior exposição a água ou alimentos contaminados.
Para prevenção, autoridades de saúde recomendam higienizar as mãos com frequência, consumir apenas água tratada e manter hidratação adequada, especialmente nos casos de diarreia ou vômito. Enquanto isso, UPAs e hospitais seguem registrando grande procura por atendimento em diversas regiões do estado.
Mais lidas
-
1Máfia e romance
O que aconteceu com Behnam no final de Meu Nome é Farah?
-
2Campanha salarial
Bancários da Caixa anunciam greve a partir de quinta; Banco do Brasil segue com negociações
-
3Dia da Independência
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
-
4Cidade Universitária
Mulher é morta durante assalto na parte alta de Maceió após tentar fugir de criminosos
-
5Santa Amélia
Adolescente sobrevive após fingir-se de morto durante ataque a tiros em Maceió





