Saúde
Jovem alagoano conquista aprovações em residências médicas de referência nacional
Formado na Afya Maceió, José Mário foi aprovado em programas de alta concorrência como o da USP e da Santa Casa de São Paulo
Um jovem alagoano ganhou destaque nacional ao conquistar o 1º lugar em três programas de residência médica em instituições de referência no país. Formado em Medicina na Afya Maceió, o desempenho reforça a qualidade da formação médica oferecida na região.
Natural de Maceió, José Mário conquistou o 1º lugar em Cirurgia Cardiovascular em três instituições de referência no país: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, SUS/SP e Hospital do Coração de São Paulo (HCor). Na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais concorridas do Brasil, alcançou o 4º lugar. Também foi aprovado em Neurocirurgia no programa da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) e obteve excelentes colocações na Santa Casa de São Paulo e no Dante Pazzanese.
A residência médica é uma das etapas mais exigentes da carreira, com processos seletivos altamente concorridos e dedicação integral. Para alcançar os resultados, José Mário se preparou ao longo do Curso de Medicina, intensificando os estudos, principalmente durante o 5º e o 6º ano da graduação, conciliando a rotina acadêmica com estudos aprofundados. Segundo ele, a graduação foi determinante para o desempenho. “A faculdade me deu uma base sólida de conhecimento e um ambiente propício para que eu me desenvolvesse”, destaca.
Para a coordenadora do curso de Medicina da Afya Maceió, Daniela Barreto, o resultado é reflexo de um trabalho estruturado e planejado ao longo da formação acadêmica. “É uma grande satisfação falar sobre um trabalho construído com muito planejamento, compromisso e, acima de tudo, cuidado com nossos alunos. Os resultados nos processos seletivos de residência médica são frutos de uma estratégia pedagógica pensada de forma integral, que considera não apenas o conhecimento técnico, mas também o desenvolvimento humano e emocional dos nossos estudantes”, afirma.
Daniela destaca que a preparação vai além do conteúdo teórico. “Investimos em grupos de estudo estruturados, com foco em casos clínicos, raciocínio diagnóstico e resolução de questões no formato das provas, aproximando o aluno da realidade do exame e da prática médica. Também oferecemos orientações sobre gestão do tempo e organização da rotina, conciliando desempenho acadêmico e autocuidado.”
Segundo a coordenadora, as conquistas refletem um esforço coletivo. “Esses resultados mostram o trabalho conjunto entre alunos dedicados, professores comprometidos e uma coordenação que acredita que formar médicos vai muito além de aprovar em provas. É formar profissionais seguros, éticos, humanos e tecnicamente preparados para cuidar de vidas.”
José Mário é a prova de que, com foco e dedicação, é possível alcançar grandes objetivos. Com preferência pela Neurocirurgia, ele avalia se tentará alcançar o 1º lugar nessa especialidade em 2027 ou se ingressará em uma das residências nas quais já conquistou aprovação.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br.
Mais lidas
-
1Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
2Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
3Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
4Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
5Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM



