Saúde
Hospital da Cidade recebe pacientes de Porto Calvo para cirurgias do Programa Olhar da Gente
Cirurgias de catarata devolvem visão e qualidade de vida a pacientes de Porto Calvo
Neste sábado (24), o Hospital da Cidade, em Maceió, recebeu pacientes do município de Porto Calvo, na região Norte do estado, para cirurgias de catarata pelo programa Olhar da Gente. Considerado o hospital de todos os alagoanos, o HC tem aberto suas portas para receber pacientes de diversos municípios, oferecendo atendimento humanizado e de alta qualidade. Somente nesta semana, mais de 150 cirurgias foram realizadas, levando dignidade, bem-estar e qualidade de vida a quem precisa.
“Foi ótimo, foi maravilhoso, eu adorei o atendimento daqui, é muito bom, muito bom. Só tenho o que agradecer”, contou Marinalva Julia, paciente de Porto Calvo.
“Não tive dificuldade nenhuma. Graças a Deus, espero que quando eu vier para a cirurgia do outro olho seja bem assim. Muitas vezes, a acolhida é melhor do que remédio”, reforçou Maria da Apresentação, também paciente do município.
O Olhar da Gente realiza um trabalho cuidadoso desde a triagem nos municípios, onde os usuários passam por exames laboratoriais, eletrocardiograma e avaliação oftalmológica para verificar suas condições de saúde. Todos os pacientes que necessitam da cirurgia saem das triagens com o procedimento já agendado para a semana seguinte no Hospital da Cidade.
“Nosso objetivo é oferecer um atendimento humanizado e eficiente, que vá além da cirurgia. Cada paciente que chega ao Hospital da Cidade é recebido com acolhimento e acompanhamento de perto, porque entendemos que cuidar da saúde também é cuidar da dignidade de cada pessoa”, disse Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, organização social que administra o hospital.
Durante todo o processo, o cuidado é integral, isto porque, além dos exames pré-operatórios, os pacientes recebem assistência completa no pós-operatório, incluindo distribuição de óculos escuros e colírio, garantindo recuperação plena.

“Temos um compromisso com a excelência e a humanização. Cada cirurgia representa não apenas a devolução da visão, mas a transformação da vida de quem confia no nosso trabalho. É gratificante ver a alegria de cada paciente e saber que estamos cumprindo nossa missão”, acrescentou a diretora-geral do Hospital da Cidade, dra. Célia Fernandes.
Além de Porto Calvo, os municípios atendidos pelo programa incluem São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Rio Largo, Messias, Matriz de Camaragibe, Santana do Mundaú, Boca da Mata, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, uma organização sem fins lucrativos voltada à modernização e eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição atua com foco em boas práticas de governança e qualidade na assistência, implantando processos que integram inovação, cuidado e gestão eficiente.
Mais lidas
-
1Veja antes e depois
Aline Campos (ex-Riscado) explode e rasga o verbo após críticas sobre aparência
-
2De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
3Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
4Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
5Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió



