Saúde
Projeto Respirar completa dois anos ampliando o cuidado respiratório infantil em Alagoas
Serviço conta com atendimento de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos
Criado para ampliar o atendimento especializado a crianças com comprometimento da via aérea, o Projeto Respirar, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), completa dois anos nesta segunda-feira (19) com 369 crianças atendidas em todo o estado, promovendo assistência qualificada, acesso ao diagnóstico precoce e intervenções que evitam procedimentos mais invasivos, ampliando as chances de recuperação dos pacientes.
Ao longo desse período, o Projeto Respirar também realizou mais de 1.400 procedimentos endoscópicos, 914 procedimentos de média e alta complexidade, 21 decanulações, possibilitando a retirada definitiva da cânula traqueal. Além disso, evitou a realização de traqueostomia em mais de 80 casos, reduzindo riscos, internações prolongadas e impactos no desenvolvimento infantil.
O serviço tem o apoio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e conta com atendimento realizado por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, em uma rede empenhada em manter uma linha de cuidado completa às crianças.
O coordenador do Projeto Respirar e cirurgião torácico, Wander Mattos, destacou a importância da iniciativa para garantir qualidade de vida dos pacientes. “O Projeto Respirar representa um avanço significativo no cuidado às crianças com comprometimento da via aérea em Alagoas. Ao garantir atendimento precoce e especializado, conseguimos não apenas tratar casos complexos, mas também evitar procedimentos invasivos, reduzir internações prolongadas e devolver qualidade de vida às crianças e tranquilidade às famílias”, salientou.
“A iniciativa veio para mudar completamente a realidade das crianças que possuem algum comprometimento nas vias respiratória, e hoje conseguimos comemorar uma linha de cuidado completa para elas, com o ambulatório de Via Aérea Pediátrica, uma Central Móvel de Atendimento que leva os profissionais especializados até as unidades de saúde para realizar uma busca ativa, gerando um diagnóstico mais assertivo e Centro Cirúrgico”, informou.
Para o coordenador, o Projeto Respirar é um compromisso conjunto do Estado com as famílias. “Nós do grupo Respirar agradecemos as famílias, a confiança que nos foi dada e tenho certeza que de nós sairá sempre o nosso melhor porque fazemos o que amamos. Agradeço também o Governo de Alagoas por garantir tudo isso funcionando a todo vapor, desde a regulação, farmácia, hospital estruturado para que não faltasse nada para essas famílias e essas crianças”, finalizou Wander Mattos.
Mais lidas
-
1Apex-Brasil
Missão na Índia amplia oportunidades comerciais para a Região Nordeste
-
2Do streaming para a TV
SBT estreia 'Impuros', série brasileira indicada ao Emmy Internacional; veja trailer
-
3De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
4proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
5Litoral Norte
Criança de 4 anos morre afogada em piscina de residência em Tabuba



