Saúde

MPF acompanha entrega de óculos a pessoas atendidas no Mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca

Ação no dia 14 de janeiro de 2026 beneficia pessoas em situação de rua e dá continuidade aos atendimentos oftalmológicos realizados durante o mutirão

Por Ascom MPF/AL 12/01/2026 11h04
MPF acompanha entrega de óculos a pessoas atendidas no Mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca
Ação que beneficia pessoas em situação de rua acontece no dia 14 de janeiro de 2026 - Foto: Arte / Ascom MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF) participa, no próximo dia 14 de janeiro de 2026, da entrega dos óculos que ficaram pendentes após o 1º Mutirão Pop Rua Jud realizado em Arapiraca, no dia 27 de novembro de 2025. A ação é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que visa contemplar pessoas em situação de rua e de extrema vulnerabilidade social que passaram por consultas oftalmológicas durante o mutirão.

Ao todo, 91 atendimentos oftalmológicos resultaram na produção de óculos, dos quais apenas 22 não puderam ser entregues no dia do evento, em razão do quantitativo de armações disponíveis no evento. A entrega será realizada em dois momentos e locais distintos:

8h – Centro Pop de Arapiraca, localizado na Rua Maria Neves dos Santos, bairro Bom Sucesso;

11h – Bairro Jardim das Paineiras, no ponto de encontro das barracas.

O 1º Mutirão Pop Rua Jud interiorizado no Estado de Alagoas, organizado e coordenado pelo MPF, realizou mais de 600 atendimentos à população em situação de rua de Arapiraca e região. O município sediou a iniciativa coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e articulada localmente pelo MPF, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).

Realizado na Praça da Tenda, o evento só foi possível graças à união de esforços de dezenas de instituições, centenas de voluntários e servidores públicos. Cerca de 100 voluntários e quase 300 profissionais de órgãos públicos e entidades parceiras se mobilizaram para oferecer, em um único dia, serviços essenciais nas áreas de cidadania, saúde, assistência social, regularização documental, empregabilidade e orientação jurídica.

Além dos atendimentos imediatos, o mutirão deixou resultados estruturantes para a política pública local, como a instalação de duas equipes do Consultório na Rua, a instituição da Política Municipal para Pessoas em Situação de Rua e a formalização de lideranças do Movimento Nacional da População de Rua em Arapiraca, fortalecendo a participação social e a continuidade das ações.

O mutirão foi conduzido por uma ampla rede institucional, composta por Justiça Federal, MPF, Ministério Público Estadual (MP/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça, TRT da 19ª Região, TRE/AL, defensorias públicas, órgãos federais, estaduais e municipais, universidades, organizações da sociedade civil e centenas de voluntários.

Cada instituição e cada pessoa envolvida contribuíram para que o mutirão se tornasse realidade, reafirmando um pacto coletivo pela dignidade humana. A organização agradece a todos os parceiros pelo compromisso e pela atuação conjunta.