Saúde
Alagoas recebe representantes do Ministério da Saúde para discutir avanços do Agora Tem Especialistas
Programa representa uma transformação na regulação da saúde, reduzindo filas e o tempo de espera por consultas e procedimentos
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) preparou uma programação especial nesta quarta (15) e quinta-feira (16), para discutir as ações do Programa Agora Tem Especialistas, estratégia voltada para ampliar e qualificar o acesso da população à Atenção Especializada. O evento reunirá representantes do Ministério da Saúde, gestores municipais e estaduais, e prevê visitas a unidades de referência.
Na quarta-feira (15), às 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica, serão realizadas reuniões técnicas, apresentação do Programa Agora Tem Especialidades em Alagoas, encontro com secretários municipais de Saúde e discussões sobre o uso de emendas parlamentares vinculadas à iniciativa.
No segundo dia, a agenda também prevê uma visita ao Hospital Metropolitano de Alagoas e ao Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, em Maceió, unidades estratégicas para a execução dos componentes ambulatorial e cirúrgico do programa.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do momento para consolidar a integração entre os diferentes níveis de atenção e ampliar a resolutividade para os usuários do SUS em Alagoas.
“Estamos dando um passo importante para reduzir as filas e o tempo de espera por consultas e procedimentos especializados. O Agora Tem Especialistas representa uma transformação na forma como organizamos a regulação da saúde no Estado, aproximando a Atenção Primária da Atenção Especializada e ampliando o acesso com mais equidade”, afirmou o gestor da saúde estadual.
Com o Plano de Ação Regional (PAR) já em andamento, Alagoas conta com Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) em áreas estratégicas, como cardiologia, ortopedia, oncologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. O encontro desta quarta (15) e quinta-feira (16) servirá para avaliar os primeiros resultados, alinhar os fluxos de atendimento e fortalecer a articulação com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).
Além da parte técnica, a programação reforça o compromisso do Estado com a execução plena da nova Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES). Com isso, é priorizada a integração regional e o planejamento ascendente como ferramentas de gestão.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




