Saúde
Dia da Saúde Mental: NeuroYoga e os benefícios para o sistema nervoso
O NeuroYoga é uma vertente do Método Kaiut Yoga que é embasada em descobertas recentes da neurociência, afirma o professor de Yoga e especialista no Método kaiut Yoga, Ravi Kaiut

O Dia da Saúde Mental é um convite à reflexão sobre práticas que promovem equilíbrio emocional e bem-estar físico. Entre as abordagens que ganham espaço está o NeuroYoga, uma vertente do Método Kaiut Yoga, criada a partir da integração entre os princípios do Yoga tradicional e os avanços mais recentes da neurociência.
De acordo com o professor de Yoga Ravi Kaiut, especialista no Método Kaiut Yoga, essa prática oferece um cuidado profundo ao sistema nervoso, favorecendo não apenas a saúde mental, mas também a forma como o corpo responde ao estresse e ao envelhecimento.
“O NeuroYoga é um desdobramento do Método Kaiut, com base científica sólida. Ele foi desenvolvido para estimular áreas específicas do sistema nervoso, trazendo resultados concretos para quem busca mais equilíbrio e vitalidade”, afirma.
O que é o NeuroYoga?
O Método Kaiut Yoga, criado por Francisco Kaiut, pai de Ravi, já é reconhecido por sua proposta inovadora, aproximar o Yoga das necessidades do corpo moderno, considerando os impactos da vida sedentária e dos padrões repetitivos de movimento. O NeuroYoga amplia essa lógica ao focar no sistema nervoso.
“O objetivo é usar posturas e técnicas de forma direcionada para melhorar a comunicação entre cérebro e corpo. O sistema nervoso é o grande maestro do organismo, e quando conseguimos cuidar dele, todo o resto funciona melhor”, explica Ravi Kaiut.
Relação com a neurociência
Pesquisas recentes apontam que a plasticidade cerebral (a capacidade de o cérebro se adaptar e criar novas conexões) pode ser estimulada por práticas corporais que combinam atenção plena, respiração e movimentos específicos.
Nesse sentido, o NeuroYoga atua diretamente sobre mecanismos ligados ao estresse crônico, à ansiedade e até a dores persistentes.
“Nós usamos o Yoga como ferramenta para cuidar da nossa mente, é dar ao cérebro a oportunidade de reorganizar padrões prejudiciais e criar caminhos mais saudáveis”, reforça o professor.
Benefícios para a saúde mental- Redução de sintomas de ansiedade e estresse;
- Melhora do sono e da concentração;
- Maior percepção corporal e autoconfiança;- Redução de dores crônicas relacionadas a tensões musculares;- Apoio no processo de envelhecimento saudável.“O NeuroYoga não é apenas uma prática de alongamento ou relaxamento. Ele é um cuidado integral que combina corpo, mente e ciência. Os resultados aparecem tanto no bem-estar imediato quanto na prevenção de problemas a longo prazo”, comenta Ravi Kaiut.
Sobre Ravi Kaiut
Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.
Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Produções
Geo Toy, um dos maiores estúdios de toy art no Brasil, apresenta LUGE, seu primeiro colecionável autoral
-
5Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'