Saúde

Outubro Rosa: Unimed Maceió reforça prevenção e destaca nova recomendação para mamografia a partir dos 40 anos

Por Assessoria 02/10/2025 12h56
Outubro Rosa: Unimed Maceió reforça prevenção e destaca nova recomendação para mamografia a partir dos 40 anos
Dr. Alexandre Calado - Foto: Divulgação

O mês de outubro traz um convite para olhar com mais atenção para o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama. Embora seja uma doença de grande impacto, estudos mostram que é possível reduzir os riscos com hábitos saudáveis e a realização de exames periódicos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 40% dos casos podem ser evitados com pequenas mudanças no dia a dia, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e evitar o tabagismo.

Uma novidade importante neste ano reforça a mensagem da campanha: o Ministério da Saúde passou a recomendar o acesso à mamografia também para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas, em decisão compartilhada com o médico. Antes, a diretriz oficial para rastreamento no SUS era restrita à faixa de 50 a 69 anos. A mudança amplia as chances de diagnóstico precoce — fundamental para o sucesso do tratamento.

Para o médico da Unimed Maceió e presidente da Sociedade Alagoana de Mastologia, Dr. Alexandre Calado, a atenção preventiva é indispensável. “O exame clínico das mamas e a mamografia são aliados importantes, especialmente para mulheres a partir dos 40 anos. Quanto menor o nódulo detectado, melhores são as possibilidades de tratamento e maiores as chances de cura. Mesmo após o câncer, quando o diagnóstico é precoce, a qualidade de vida das pacientes pode ser preservada”, destaca.

Ação “Juntos pela Prevenção”

Em sintonia com o movimento Outubro Rosa, a Unimed Maceió realiza, no dia 26 de outubro, a ação “Juntos pela Prevenção”, na orla da Ponta Verde. O evento contará com atividades voltadas à promoção da saúde e à prevenção dos cânceres de mama e de próstata, coordenadas pelos serviços próprios Espaço Viver Bem, Oncologia e Centro de Terapia Assistida Unimed.

A população em geral poderá participar de serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, além da Bike do Suco, que une diversão e saúde. Já os clientes Unimed terão acesso também a cadeiras de quick massagem e água de coco, proporcionando momentos de relaxamento e bem-estar.

Segundo o coordenador da Oncologia e do Centro de Terapia Assistida da cooperativa, Dr. Divaldo Alencar, a iniciativa reforça o compromisso da Unimed Maceió em estimular escolhas saudáveis e ampliar o acesso à informação. “Acreditamos que a educação em saúde e o incentivo a práticas preventivas são fundamentais para fortalecer a qualidade de vida da nossa comunidade”, destaca o médico.