Saúde

Obras nas unidades de saúde causam transtornos para pacientes no Clima Bom e no Canaã

Por Tribuna Hoje com agências 09/09/2025 14h51
Obras nas unidades de saúde causam transtornos para pacientes no Clima Bom e no Canaã
Pacientes reclamam de atendimento de forma improvisada - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pacientes que dependem das unidades de saúde Dr. Djalma Loureiro, no Clima Bom, e da Unidade de Saúde da Família São José, no Canaã, estão enfrentando uma série de dificuldades devido à paralisação e aos atrasos nas obras de reforma. O atendimento improvisado, a demora na conclusão das obras e o ambiente precário têm gerado insatisfação e desconforto para quem precisa dos serviços de saúde.

Na unidade Dr. Djalma Loureiro, no Clima Bom, os pacientes têm sido atendidos em um corredor improvisado na parte externa da  Unidade Básica de Saúde (UBS). De acordo com moradores da região, a reforma, que teve início em dezembro de 2024, foi paralisada, deixando a unidade em situação de abandono.

Em entrevista para uma emissora de TV local, José de Deus, morador do bairro, expressa a indignação de muitos. “A gente se sente até constrangido pela doutora ter que atender os pacientes na parte externa do posto. Não tem um ambiente favorável para ela fazer a consulta dela. Eu acho um pouco desrespeitoso para nós”, disse.

A falta de estrutura tem gerado outros problemas, como a necessidade de um rodízio entre os médicos. “Tem médicos que chegam e têm que aguardar duas, três horas para o outro [profissional] desocupar a sala e assim poderem atender”, afirmou dona Maria das Graças, que também questiona a falta de informações sobre a obra, como prazos de conclusão e valores.

“Acho um descaso com a população. Estou aqui desde o início da construção desse posto e nunca esteve tão abandonado quanto agora”, completou Maria.

Canaã: Sobrecarregamento e falta de espaço


A situação não é diferente na Unidade de Saúde da Família São José, no bairro Canaã, onde os atendimentos estão sendo realizados em duas salas, divididas entre três equipes de médicos e enfermeiros. Segundo os moradores, as obras de reforma da unidade já se arrastam por cerca de cinco meses, causando grande desconforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Lindalva de Oliveira, moradora da região, critica a falta de estrutura, mas elogia o empenho dos profissionais. “Eles fazem o que podem, mas o que não é resolvido a gente tem que ir para a unidade de saúde do Ouro Preto. Só que lá também já tem uma grande demanda de moradores”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as obras nas duas unidades estão suspensas temporariamente devido à necessidade de ajustes no projeto inicial das estruturas. No entanto, a secretaria garantiu que os atendimentos continuam sendo realizados, apesar das dificuldades estruturais.

Em relação a previsão para a conclusão das obras, A SMS  ainda não se posicionou.