Saúde
Programa Olhar da Gente realiza triagem de pacientes em Satuba
Município é o terceiro que recebe as equipes do programa para a realização de triagens para cirurgias que acontecerão no Hospital da Cidade na próxima semana

O programa Olhar da Gente, executado pela Prefeitura de Maceió, chegou a mais uma cidade nesta sexta-feira (22). Foi a vez dos moradores do município de Satuba contarem com 200 triagens para a realização de procedimentos cirúrgicos de catarata no Hospital da Cidade (HC). A iniciativa visa garantir atendimento rápido e acessível à população tanto da capital quanto de outros municípios contemplados pelo programa.
Marleide Barbosa é moradora de Satuba e foi uma das usuárias que passou pela triagem nesta sexta-feira. "Gostaria de agradecer à senadora Eudócia pelo projeto, porque a gente aqui do município precisava muito e eu lutava há dois anos por uma cirurgia, fazia exames e mais exames e nunca conseguia e esse projeto chegou em boa hora", comemora.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, fala sobre a importância do programa chegar a tantos municípios de Alagoas. "Extraordinário Maceió poder fazer essa parceria com as prefeituras, levar essa cirurgia a tantas pessoas. Mais que isso, levando vida, saúde, dignidade de forma muito rápida, pois a cirurgia já é na semana seguinte no nosso Hospital da Cidade, um super equipamento com uma grande equipe. Vamos seguir fazendo até bater 10 mil cirurgias", afirma.
O prefeito de Satuba, Júnior Tuté, comemora a parceria, para ele muito significativa. "Agradecemos por sermos contemplados pelo Olhar da Gente. Nossa demanda reprimida de cirurgias de catarata é muito grande e com esses procedimentos vamos conseguir ajudar e cuidar ainda melhor da nossa população", destaca.
Após a triagem desta sexta-feira, os pacientes de Satuba farão as cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com todo o cuidado necessário, com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos.
A senadora Eudócia Caldas foi responsável pela viabilização e articulação da segunda fase do programa, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde. Foram investidos R$ 9,8 milhões.
Além de Satuba, foram contemplados os municípios de Maceió, São José da Laje e Flexeiras. Ainda receberão as cirurgias, Boca da Mata; Colônia Leopoldina; Coruripe; Ibateguara; Mar Vermelho; Maragogi; São Miguel dos Milagres; Maribondo; Messias; União dos Palmares; Penedo; Porto de Pedras; São Miguel dos Campos; Rio Largo; Campo Alegre; São Brás; Teotônio Vilela e Anadia.
Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria