Saúde

Helvio Auto promove ações sustentáveis no Dia de Combate à Poluição

Órgão promove reaproveitamento de resíduos; servidores fazem reciclagem e fortalecem espaços verdes na unidade

Por Ana Paula Tenório / Ascom HEHA 14/08/2025 09h33
Helvio Auto promove ações sustentáveis no Dia de Combate à Poluição
Alécia Ramos e Sandra Regina são as idealizadoras da fabricação do sabão em barra a partir de resíduos da própria cozinha industrial do hospital - Foto: Ana Paula Tenório / Ascom HEHA

Em alusão ao Dia de Combate à Poluição, celebrado nesta quinta-feira (14), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Heha), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e referência no atendimento a doenças infectocontagiosas no estado, promove iniciativas que unem responsabilidade ambiental e cuidado com a saúde. Entre elas, está a transformação de resíduos de óleo de cozinha em sabão em barra, prática que contribui para a redução de impactos ambientais e para o uso consciente de recursos no dia a dia da instituição.

A ação é conduzida pela servidora Sandra Regina Moura, em parceria com a coordenadora do Núcleo de Nutrição e Dietética, Alécia Ramos.

Em conversa informal, por saber que Sandra é entusiasta de trabalhos manuais e reciclagem, a coordenadora teve a ideia de não mais enviar o óleo para empresa especializada em descarte adequado, e sim, solicitar a expertise de Sandra Regina para que ela tratasse os resíduos e os reciclasse gerando um sabão em barra de qualidade.

Quinzenalmente, cerca de 15 litros de óleo de cozinha utilizados no preparo dos alimentos de pacientes, servidores e alunos são recolhidos e processados, resultando em aproximadamente 14 quilos de sabão em barra, o gerando cerca de 28 a 30 kgs de sabão em barra por mês. O produto é utilizado nos serviços de limpeza e na lavagem de utensílios de alumínio do próprio Serviço de Nutrição, promovendo economia e evitando o descarte inadequado do óleo — um dos grandes poluentes de solos e cursos de água.

“O sabão produzido pela servidora Sandra é de boa qualidade e o utilizamos na lavagem dos utensílios de alumínio, como panelas, tachos, frigideiras etc.”, explicou Alécia Ramos, coordenadora do Núcleo de Nutrição e Dietética do Heha. Já a servidora Sandra Regina, fabricante do sabão, diz que gosta da atribuição: “Eu já fazia na minha casa e fica muito bom, então com o pedido da Alécia, estou fazendo também para o hospital, é uma maneira de ajudar a instituição, além de reciclar resíduos”, concluiu Sandra Regina Moura.

As trabalhadoras do Núcleo de Nutrição atestam a qualidade do sabão produzido artesanalmente no Heha. A trabalhadora Genadi Santana diz que o sabão é melhor do que o industrializado. “Ele faz espuma que é uma beleza e deixa o alumínio das panelas brilhando, além de durar muito. Prefiro lavar com ele a lavar com os detergentes líquidos industrializados”.

Além do reaproveitamento de resíduos, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto também investe em ambientes que fortalecem o vínculo entre pessoas e natureza. Foram implantadas áreas de descompressão com bancos junto a árvores (que são preservadas há décadas) e espaços verdes para estimular trabalhadores e pacientes a vivenciarem momentos de harmonia e respeito com o meio ambiente. Outra iniciativa é o jardim vertical, aberto à participação de todos: servidores e pacientes podem contribuir trazendo mudas e plantas para compor o espaço.

“A missão principal do hospital é recuperar a saúde de nossos pacientes, mas entendemos que preservar o meio ambiente também é uma forma de cuidar da vida. Pequenas ações, quando realizadas com constância, têm grande impacto”, afirma Alceny Pereira, gerente de Gestão Hospitalar.

Em tempos de práticas voltadas ao ESG (Environmental, Social and Governance), o Hospital Escola Dr. Helvio Auto mostra que a responsabilidade ambiental não está apenas nas grandes obras, mas também nas ações simples e cotidianas, que inspiram mudanças e ajudam a preservar o planeta para as próximas gerações.