Saúde

Reunião em Jacaré dos Homens entre gestores da Saúde de vários municípios discute fortalecer o SUS em AL

A reunião também abordou a consulta pública da Conitec sobre a inclusão da vacina meningocócica B para crianças menores de 1 ano

Por Assessoria 07/08/2025 14h31 - Atualizado em 07/08/2025 14h39
Reunião em Jacaré dos Homens entre gestores da Saúde de vários municípios  discute fortalecer o SUS em AL
Encontro reuniu representantes de municípios sertanejos - Foto: Assessoria

Na última segunda-feira, Jacaré dos Homens sediou a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), que reuniu gestores e técnicos de saúde da 2ª Macrorregião de Alagoas. O encontro teve como foco fortalecer o SUS no Estado, com a participação ativa dos gestores municipais.

Principais Pontos de Discussão


Programação Pactuada e Integrada (PPI): Houve debates sobre o remanejamento da PPI, buscando alinhar as decisões às necessidades da população.

Cirurgias Eletivas: A realização de cirurgias eletivas foi um tema central.

Epidemiologia: A situação das arboviroses e da febre do Oropouche foi discutida, assim como a política de saúde da população negra.

Cirurgias Cardíacas: O encontro celebrou o êxito na ampliação das cirurgias cardíacas no Hospital CHAMA, que resultou na fila zerada para os municípios da segunda macrorregião.

Instrumentos de Gestão: As apoiadoras do Cosems apresentaram a situação dos instrumentos de gestão dos municípios e reforçaram a importância de usar o Painel do Gestor do Conasems.

A vice-presidente do Cosems-AL, Zilda Ferreira, destacou que a CIR é um espaço de empoderamento para os gestores, onde o diálogo técnico e político fortalece as redes de atenção à saúde. Ela ressaltou a importância da presença ativa dos gestores para garantir que as decisões tomadas reflitam as necessidades reais da população.

A reunião também abordou a consulta pública da Conitec sobre a inclusão da vacina meningocócica B para crianças menores de 1 ano. A consulta, que está aberta até o dia 18, é uma oportunidade para que os gestores contribuam com a criação de políticas baseadas nas realidades locais.