Saúde
Saúde Bucal de Maceió promove evento sobre hepatites virais
Prevenção, cuidados e manuseio do profissional de saúde bucal

Em alusão ao Julho Amarelo, mês da conscientização contra as Hepatite Virais, a Coordenação Geral de Saúde Bucal de Maceió promoveu nessa quarta-feira(16) uma palestra sobre o tema, destacando os cuidados no manuseio clínico e da saúde da boca. Com o intuito de capacitar profissionais odontológicos da Atenção Primária.
O evento contou com a palestrante Leila Tojal, coordenadora da Campanha Julho Amarelo de Alagoas. Na ocasião, foi destacado a importância do conhecimento sobre as hepatites virais, os métodos preventivos, manuseio dos profissionais e tratamentos. A palestra proporcionou momentos de troca de experiências exitosas e bate-papo com os odontólogos da Atenção Primária.
Segundo Leila Tojal, é indispensável o conhecimento do tema hepatites virais para profissionais de odontologia, pois a mucosa da boca pode ser um canal de transmissão e a falta de preparo pode acarretar em contaminação no manuseio. Além disso, a palestrante destacou a necessidade do preparo em relação a orientações aos pacientes sobre os métodos preventivos, a exemplo de exames , imunização e cuidados relacionados a transmissão e ao tratamento.
“Os impactos das hepatites virais na boca possuem riscos, pois a mucosa oral pode ser uma fonte de contaminação e principalmente para o odontólogo, por estar exposto à saliva e ao sangue. Porisso, pode haver contaminação, e além do mais, por esses distúrbios de coagulação, com alteração de plaquetas e níveis de protrombinas para quem pode estar com hepatite, sangram mais e o dentista deve estar atento e deve cuidar da questão de orientação, orientar o paciente a realizar testes rápidos, exame completos e falar sobre imunização”, orienta Leila Tojal.
Ducy Lily Farias, coordenadora geral de saúde bucal, informa que a capacitação faz parte da melhoria dos atendimentos para o usuário. “ Profissionais capacitados e preparados para situações diversas promovem um serviço de maior qualidade, além da saúde da boca podemos contribuir na prevenção e cuidado da saúde geral da população", destaca.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Produções
Geo Toy, um dos maiores estúdios de toy art no Brasil, apresenta LUGE, seu primeiro colecionável autoral
-
5Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'