Saúde

Pesquisa com homeopatia conquista prêmio internacional na Europa

Por Rádio Clube 11/07/2025 12h23
Pesquisa com homeopatia conquista prêmio internacional na Europa
A apresentação do estudo campeão foi feita pela pesquisadora britânica, Charlotte Southall - Foto: Divulgação

Uma pesquisa inovadora desenvolvida nos laboratórios de Homeopatia e Saúde Vegetal e Biotecnologia da Estação Experimental da Epagri em Lages, alcançou o primeiro lugar em um prestigiado prêmio na Europa. A conquista se deu durante a 6ª Conferência Internacional de Pesquisa em Homeopatia, realizada no final de junho em Tessalônica, na Grécia.

O trabalho, intitulado “Explorando novos estimuladores de defesa de plantas para reduzir o míldio em videiras no Brasil”, superou 28 outros estudos de cientistas de diversas partes do mundo. A apresentação do estudo campeão foi feita pela pesquisadora britânica Charlotte Southall, que há mais de 20 anos atua com homeopatia humana, inclusive com crianças com transtorno do espectro autista.

Charlotte morou em Lages por um ano, entre maio de 2024 e maio de 2025, dedicando-se ao desenvolvimento do estudo com o apoio dos profissionais e da estrutura física da Epagri. Ela foi contemplada com uma bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio de um projeto de cotutela entre a Universidade de Coventry, instituição de ensino superior da Inglaterra focada em ciência, tecnologia e medicina, e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Durante sua estadia em Lages, Charlotte conduziu dois tipos de estudos importantes: a resistência de videiras ao míldio (fungo altamente patogênico e destrutivo), por meio da homeopatia, e a possibilidade, também via homeopatia, de neutralizar resíduos tóxicos para que animais possam viver em solos contaminados com metais pesados, especialmente o cobre.