Saúde
UPA Trapiche da Barra retoma procedimento de trombólise após cinco anos
A trombólise foi suspensa durante a pandemia de 2020, devido à superlotação; procedimento estabiliza o paciente, evitando agravos cardíacos e cerebrais

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra, em Maceió, realizou pela primeira vez, desde 2020, uma trombólise, um procedimento médico que restaura o fluxo sanguíneo em emergências de ataques cardíacos e derrames. Por causa da pandemia de coronavírus e superlotação da unidade, o procedimento estava suspenso.
Também chamada de terapia trombolítica, é realizada para aumentar as chances de vida do paciente. Para isso, consiste em diluir os coágulos de sangue que bloqueiam vasos importantes, o que previne danos de longo prazo e preserva os órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmão.
“Desde a pandemia de 2020, o cenário mudou, no que diz respeito à superlotação, e, atualmente, temos espaço adequado, medicações e leitos hospitalares exclusivos para dar continuidade ao paciente que necessita passar por uma trombólise”, explica Ederise Lima, coordenadora da rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. “Assim que estabilizamos o paciente, agilizamos a articulação de sua transferência imediata com o apoio do Programa Bate Coração”, acrescenta.
O programa Bate Coração utiliza a plataforma Join, um aplicativo desenvolvido pela empresa japonesa Allm, que facilita a comunicação e colaboração entre profissionais de saúde em tempo real. E a equipe multiprofissional da unidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), é preparada para realizar esse tipo de procedimento, sem intercorrências.
“A paciente chegou na unidade com queixa de dor torácica e, de imediato, realizamos um eletrocardiograma, que diagnosticou um infarto agudo no miocárdio”, destaca Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra. “Realizamos a intervenção médica para evitar a coagulação e agravo no caso, e, após preparar a paciente, sem intercorrências no procedimento, encaminhamos para o Hospital do Coração Alagoano”, conclui.
O retorno da trombólise também marca o compromisso da UPA Trapiche da Barra e do ISAC com o atendimento humanizado e de excelência para a população de Maceió, mostrando que é possível fazer uma saúde pública de qualidade.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos
-
4Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
5Produções
Geo Toy, um dos maiores estúdios de toy art no Brasil, apresenta LUGE, seu primeiro colecionável autoral