Saúde
Projeto apoiado pelo Governo de Alagoas leva arte e inclusão à pediatria hospitalar

Cantar, contar e encantar. Essa é a proposta da artista e educadora Vera Marinho em seu novo projeto “Histórias e Cantorias na Pediatria”, que chega para transformar a rotina hospitalar de crianças internadas nos setores de pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió.
As atividades acontecem nos dias 6 e 13 de junho de 2025, respectivamente, levando contação de histórias, musicalização e muita ludicidade a crianças de diferentes idades que enfrentam desafios de saúde. Com a presença de intérprete de Libras, o projeto também garante inclusão para pacientes com deficiência auditiva.
“Queremos levar um pouco de alegria, esperança e leveza para essas crianças e suas famílias. O hospital pode ser um lugar difícil, mas a arte tem o poder de transformar ambientes e corações”, explica Vera Marinho, que atua com educação musical infantil e é integrante das bandas Bambolear e Brincantantes.
Além de estimular o gosto pela leitura e pela música, Vera acredita que a cultura popular é um importante instrumento de desenvolvimento infantil. “A ideia principal do projeto “Histórias e Cantorias na Pediatria” é levar às crianças um universo artístico e educativo, onde elas possam descobrir novas histórias e despertar o gosto pela literatura e pela música, o primeiro passo para a formação de pequenos leitores”, disse a artista.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou o valor humano da iniciativa. “Cuidar da cultura também é cuidar de gente. Apoiar um projeto como esse, que leva arte, inclusão e afeto para dentro dos hospitais, reforça nosso compromisso com uma política cultural sensível e transformadora. É sobre tocar vidas com histórias e canções, mesmo nos momentos mais difíceis”, disse.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos
-
4Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
5Produções
Geo Toy, um dos maiores estúdios de toy art no Brasil, apresenta LUGE, seu primeiro colecionável autoral