Saúde
Prefeitura realiza mais de 100 cirurgias de catarata em duas edições
Somente na manhã deste sábado (31), foram feitos 55 procedimentos no Hospital da Cidade

O projeto Olhar da Gente, nova frente do Saúde da Gente, realizou mais uma ação na manhã deste sábado (31). A segunda edição contou com mais 55 cirurgias de catarata, contemplando o segundo olho dos primeiros pacientes e também novos casos. Já são 105 cirurgias em apenas duas edições.
Os primeiros 50 procedimentos foram realizados no lançamento do projeto, no último sábado (24), a partir de triagens feitas durante o Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil. Segundo o prefeito de Maceió, JHC, a meta é começar com 200 cirurgias por mês e, posteriormente, expandir para outros procedimentos oftalmológicos.
“Estamos reforçando a autonomia do município na realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Só neste mês, mais de 350 cirurgias de outras especialidades já foram realizadas pelo programa, mostrando a importância de levar os serviços de saúde para perto de quem mais precisa”, pontuou JHC.
A primeira-dama de Maceió e idealizadora do projeto, Marina Cândia, conta que a ideia nasceu como extensão das ações do Saúde da Gente.
“Nessa rotina de irmos até as comunidades e grotas, conversamos com a população, começamos a entender outras necessidades urgentes daquelas famílias, como o tratamento da catarata, evitando que esses casos chegassem à cegueira irreversível”, explicou a primeira-dama, Marina Cândia.
Todas as consultas, exames e agendamento da cirurgia podem ser realizados na tenda do Saúde da Gente, que permanece, em média, 15 dias em cada bairro da cidade. Atualmente, as equipes de atendimento estão instaladas na Cidade Universitária, no Conjunto Maceió I.
Outro local onde é possível se cadastrar para as cirurgias é no Pam Salgadinho. O interessado deve comparecer ao posto para realizar os exames e sair com a cirurgia já agendada.
Mais lidas
-
1'O Jogo da Viúva'
História real que chocou toda Valência é o novo filme da Netflix
-
2Construção desordenada
'Espigões' na orla de Maceió em xeque
-
3Vem por aí!
O que acontece com Cecília e Laís em 'Vale Tudo': casal passará por duas tragédias na novela
-
4Na terça
Reajuste dos servidores, proposto pelo Governo de Alagoas, é aprovado na ALE
-
5Moradores de Penedo
Acidente no Trevo do Polo, em Marechal Deodoro, deixa duas vítimas fatais