Saúde
Beneficiários denunciam falta de remédio na Farmex
Beneficiários do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, denunciaram que o medicamento Somatropina (Hormônio do Crescimento) está em falta há mais de um mês.
O medicamento é fornecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a crianças e adolescentes que, comprovadamente, tem baixa estatura.
Os responsáveis pelos menores que precisam tomar o medicamento estão bastante preocupados, uma vez que a indicação do remédio é de uso diário.
A mãe de um beneficiário menor de idade revelou que vai ao local quase diariamente em busca do hormônio do crescimento. “Meu filho precisa tomar o hormônio todo dia. Já é a maior burocracia conseguir e quando a gente consegue ser atendido. O medicamento injetável que deve ser aplicado todo dia, está em falta há mais de um mês. Como garantir o tratamento correto desse jeito”, indagou a responsável pelo menor.
Uma outra responsável pelo menor, a professora Andreia Souza também está a espera da Somatropina há mais de um mês. “Existem dois tipos de hormônio do crescimento, de acordo com a dosagem. E deixaram faltar justamente os dois tipos. Um absurdo.
O Ceaf chega a atender até 400 pessoas por dia em média, e tem a finalidade de contribuir para o acesso aos medicamentos e produtos para a saúde, promovendo o seu uso racional, a descentralização e o fortalecimento da gestão da assistência.
Mais lidas
-
1Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito
-
2Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
3Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
4Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
5Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'




