Saúde
Beneficiários denunciam falta de remédio na Farmex

Beneficiários do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, denunciaram que o medicamento Somatropina (Hormônio do Crescimento) está em falta há mais de um mês.
O medicamento é fornecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a crianças e adolescentes que, comprovadamente, tem baixa estatura.
Os responsáveis pelos menores que precisam tomar o medicamento estão bastante preocupados, uma vez que a indicação do remédio é de uso diário.
A mãe de um beneficiário menor de idade revelou que vai ao local quase diariamente em busca do hormônio do crescimento. “Meu filho precisa tomar o hormônio todo dia. Já é a maior burocracia conseguir e quando a gente consegue ser atendido. O medicamento injetável que deve ser aplicado todo dia, está em falta há mais de um mês. Como garantir o tratamento correto desse jeito”, indagou a responsável pelo menor.
Uma outra responsável pelo menor, a professora Andreia Souza também está a espera da Somatropina há mais de um mês. “Existem dois tipos de hormônio do crescimento, de acordo com a dosagem. E deixaram faltar justamente os dois tipos. Um absurdo.
O Ceaf chega a atender até 400 pessoas por dia em média, e tem a finalidade de contribuir para o acesso aos medicamentos e produtos para a saúde, promovendo o seu uso racional, a descentralização e o fortalecimento da gestão da assistência.
Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
3True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
4True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos
-
5Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira